sábado, 28 de novembro de 2009

Os 30 dinheiros do "mensalinho"

NOTÍCIA:
A Polícia Federal utilizou 150 agentes durante a "Operação Caixa de Pandora", realizada na sexta-feira (27 de novembro) para cumprir 22 mandados de busca e apreensão na residência e no escritório de deputados distritais, secretários do primeiro escalão, além da casa do próprio governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, apreendendo ainda R$ 700 mil durante as buscas, sendo que o local do recolhimento do dinheiro não foi revelado.

O esquema, que teria sido revelado pelo secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal, Durval Barbosa, ex-delegado da Polícia Civil, que concordou em gravar um caso envolvendo corrupção, durante encontro com o próprio governador no último dia 21 de outubro, em troca do benefício da delação premiada, envolveria ao menos quatro empresas que prestam serviço ao governo.

Nas gravações, Arruda teria oferecido cerca de R$ 400 mil para a base aliada, sendo que a razão do pagamento do “mensalinho” não foi esclarecida.No final da tarde, Barbosa foi exonerado pelo governo do Distrito Federal, além de dois secretários, um chefe de gabinete e um assessor de imprensa. Estes últimos, que eram funcionários de carreira, continuarão trabalhando para o governo do Distrito Federal e, de acordo com a Polícia Federal, o ex-secretário receberá proteção policial. Em nota divulgada no final da tarde, o Superior Tribunal de Justiça informou que a "Operação Caixa de Pandora", realizada pela Polícia Federal, tem por objetivo “coletar provas sobre suposta distribuição de recursos ilegais à base aliada do governo do Distrito Federal”.

A Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) estuda ingressar com pedido de impeachment do governador José Roberto Arruda (DEM), como informou a presidente da Seccional Estefânia Viveiros.

COMENTÁRIO:
Durval, que passou pelo governo passado de Joaquim Roriz, no mesmo DF e de triste memória, coleciona 30 processos. O ex-delegado entregou à Justiça 30 fitas mostrando a esbónia. A TV Globo reproduziu o sr. governador, o sr. Durval e o sr. assessor de imprensa manejando PACOTES DE DINHEIRO maletas adentro.

Tal qual o chefe do Executivo federal, que afirmou nada saber quando estourou o escândalo do MENSALÃO, Arruda, antigo violador do painel do Senado, também diz desconhecer o MENSALINHO. Só a Justiça, a Imprensa e o Ministério Público o conhecem.

A turma do DEM, que no passado foi flagrada com PACOTES de DINHEIRO na campanha de dona Roseana Sarney (então virtual postulante à Presidência da República), agora é flagrada com MAIS PACOTES em Brasília.

Vamos ver no que dá esse dinheiro possivelmente não contabilizado !

No segundo link de vídeo abaixo postado tem a nova modalidade do "dinheiro na meia". Pra quem achava que "dinheiro na cueca" (lembram-se do irmão do deputado do PT, Zé Genoíno ?) era a única coisa escatológica...

Pra quem tem estômago, lá vão endereços de dois vídeo: http://jovempan.uol.com.br/videos/video-mostra-arruda-recebendo-dinheiro-38239,1,0

http://storage.mais.uol.com.br/player_video.swf?mediaId=439521&embed=false

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

[أه] إلهتي

[أه] إلهتي (tradução - Óh meu Deus !)

NOTÍCIA:
Chegou ao Brasil o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. Aqui será recebido por diversas autoridades, entre elas o presidente Lula da Silva.
Ele passará por Porto Alegre e Bahia, onde assinará acordo de cooperação técnica.

COMENTÁRIO:
É sempre bom o Brasil receber chefes de Estado e/ou de governos de outros países. Como fez recentemente com Peres(שמעון פרס), Cristina etc... Faz parte da inserção global e, mais que isso, da atenção que recebemos de outros povos.

Pessoalmente, tenho simpatia à Palestina. Aquela porção de terra é parte da História da Humanidade. Mas, que tipo de cooperação técnica os "brimos" podem nos dar se o país sequer consegue ser reconstruído ?

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O apagão órfão

Mãe do PAC, Mãe do Pré-Sal, dona das Minas e Energia, da Casa Civil, da Candidatura oficial etc etc etc... posa sempre ao lado de anúncios dos grandes feitos como nunca antes na história desse país...

Entretanto, um dia depois do APAGÃO (cujo responsável até aqui tem sido S.Pedro, na falta de um outro nome, digamos, menos conhecido) os ministros Lobão,Tarso, o líder do governo no Senado se viram às voltas com microfones de repórteres. E não faltaram suposições, ilações, chutes e afins.

Mas... e a d. Dilma ??? Alguém a viu no after day ?

Aquele mesma que era mãe de tanta coisa, deixou o APAGÃO órfão. Sem pai e nem mãe !

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Volta o sofá vermelho...

A Uniban voltou atrás. A menina do vestidinho curtinho é readmitida na escola...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Deletaram o sofá da sala...

NOTÍCIA - O Ministério da Educação e Cultura (MEC) vai notificar oficialmente a Uniban para que dê explicações sobre a expulsão da estudante Geisy Arruda, insultada por alunos da instituição por usar um vestido curto no campus de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, no dia 22 de outubro.

Segundo a assessoria do MEC, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) começará a estudar como dará início a um processo de supervisão especial sobre o episódio.

Geisy foi pivô de uma confusão de grande repercussão quando teve de sair escoltada pela Polícia Militar do prédio da sua faculdade devido às agressões verbais que estava recebendo dos colegas pelo vestido que usava. Imagens das agressões foram gravadas por universitários e postadas no site YouTube no mesmo dia. Desde o ocorrido, a estudante não voltou mais à universidade.

A Uniban, em um comunicado pago publicado em jornais do Estado de São Paulo no domingo, dia 8, informou ter decidido expulsar Geisy "em razão do flagrante desrespeito aos princípios éticos da dignidade acadêmica e à moralidade". "Foi constatada atitude provocativa da aluna, que buscou chamar a atenção para si por conta de gestos e modos de se expressar", diz a nota da Uniban. A instituição considerou ainda que a atitude dos outros alunos foi uma "reação coletiva de defesa do ambiente escolar".

COMENTÁRIO:
Minha memória teima em resgatar aquela velha piada do marido traído que dá o flagrante na esposa, no sofá da sala. Tomado pela ira, ele joga o sofá fora.

Parece que a Uniban fez igual: jogou o sofá fora.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A "DITA" contada em poucos versos e muita prosa

EJA é Escola para Jovens e Adultos, ou aquilo que se chamava curso supletivo em um passado bem recente.

A convite do EJA da Armação (praia ao sul de Florianópolis) farei palestra no próximo dia 06 de novembro. O tema não é divertido: DITADURA. Mas, tenho a impressão de que poderei colaborar um pouquinho com a garotada que tem menos de 30 anos e sabe muito pouco a respeito do assunto; alguns provavelmente nada.

Vamos trocar experiências e tentar fazer um gostoso bate-bola, mostrando, entre outras coisas, as músicas de época que tem em Chico Buarque um de seus ícones.

Ao pessoal do Morro das Pedras, Armação e Rio Tavares muito obrigado pelo convite. Será um grande prazer poder dividir com vocês alguma coisinha que aprendi como jornalista nos últimos 30 anos.