quarta-feira, 26 de maio de 2010

Plurale ganha mais um prêmio


Sônia Araripe recebe o Prêmio João Valiante de Jornalismo das mãos de Luis Carlos Loureira Filho, diretor comercial da Votorantim Metais CBA.
Plurale em site e Plurale em revista acabam de conquistar o Prêmio João Valiante de Jornalismo na categoria mídia impressa e webjornalismo, que destacou reportagens sobre reciclagem.
A matéria premiada foi "O lixo nosso de cada dia se transforma em negócio lucrativo", publicada no ano passado (foto), reportagem especial da editora Sônia Araripe.

O prêmio foi entregue pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), no último dia 20 de maio, em São Paulo, no encerramento da ExpoAlumínio. Na categoria televisão, os vencedores foram Alissa Farias e Jaderson Pires, da TV e Rádio Jornal do Commércio de Pernambuco (afiliada do SBT), com a matéria "A arte de preservar".

Sônia Araripe recebeu o troféu - arte em alumínio, idealizada pelo artista Osni Branco - das mãos de Luis Carlos Loureira Filho, diretor comercial da Votorantim Metais CBA. "Este prêmio é dedicado à toda família Plurale, que acredita ser possível fazer uma mídia diferenciada sobre Sustentabilidade", comemora Sônia.
O Prêmio João Valiante de Jornalismo 2010, em sua sexta edição, recebeu, ao todo, 23 reportagens de diferentes veículos nacionais.

Plurale em revista e Plurale em site completam, em outubro, três anos. O projeto foi idealizado por Sônia e Carlos Franco, companheiros de jornada de várias redações jornalísticas. "Plurale nasceu, como o nome indica, para ser palco de um diálogo plural e democrático", lembra Carlos. Enquanto o site é atualizado diariamente com notícias e artigos, a revista é publicada bimestralmente, 100% em papel reciclado. Na equipe estão grandes nomes do jornalismo socioambiental, como Isabel Capaverde, Nícia Ribas, além de correspondentes internacionais, como Aline Boueri Gatto, na Argentina, Vivan Simonato, na Irlanda e Wilberto Lima Jr, nos EUA.
Em 2009, Plurale também conquistou o primeiro lugar na categoria "Bicicletas" da Abraciclo, com a reportagem que mostrou a relevância deste meio de transportes no Brasil, também de Sônia Araripe.

http://www.plurale.com.br/noticias-ler.php?cod_noticia=8441

terça-feira, 25 de maio de 2010

Estudar p´ra quê, né ?

Como nunca antes da história deste país, o Brasil está importando mão de obra.

Há 100 anos o Brasil começava uma trajetória de país e realmente era necessário importar mão de obra e, acima de tudo, conhecimento. Daí a maioria dos primeiros professores da USP serem estrangeiros, por exemplo. Tinha lógica isto.

Hoje, no entanto, o Brasil se destaca como potência emergente já é a oitava economia do mundo, São Paulo recebe gente do mundo inteiro para tratamento de saúde (vide matéria na revista Veja desta semana), temos expertise em exploração de petróleo em águas profundas, fabricamos carros, aviões, temos usina nuclear etc... e... e....

e... OITO MILHÕES de DESEMPREGADOS !!!

O Brasil com OITO MILHÕES de desempregados importa mão de obra. Sabe por quê ?

Porque é a mão-de-obra desqualificada que abunda neste país. Como abunda a esperteza de alguns poucos e a ignorância de gente que ainda bate no peito e diz que NÃO PRECISA ESTUDAR pra se dar bem na vida.

Engenheiros de outros países pensam diferente disso, por isso estudaram e agora vêm buscar alguns dos melhores empregos que temos a oferecer.

sábado, 22 de maio de 2010

Comunicação e Sustentabilidade será tema do Congresso Mega Brasil de Comunicação

Acontece nos próximos dias 25, 26, 27 e 28 de maio o Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010, evento que terá como tema central “Pactos e Impactos da Comunicação para um Planeta Sustentável”. Evento será realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

No dia 26 haverá a palestra “Os desafios de gerir a reputação na fusão Itaú Unibanco”, no horário de 15h10 às 16h20.

A apresentação será de Paulo Marinho, gerente de comunicação do Itaú, e a mediação estará a cargo do jornalista Nelson Tucci, este humilde blogueiro, diretor da Virtual Comunicação.

Inscrições e outras informações através do site www.megabrasil.com.br

Depois de ´Paquembu´, vêm os Bric´s...

Atenção senhores locutores, ´latinhas´, pronunciadores, torcedores, jornalistas, economistas, estudantes e demais curiosos:

1) O bairro que dá nome do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, na Capital de São Paulo, pronuncia-se PA-CA-EM-BU e não “paquembu”, pelo amor de Deus...

2) Aquelas ondas gigantes que devastam ilhas e cidades, vindas do Pacífico, são TSUNAMIS e não TIS-SU-NA-MIS, ok ?

3) Brasil, Índia e China formam a sigla BRIC, dos países emergentes. Pronunciar BRIC´ s é de doer, porque só existe UM Brasil, UMA Índia e UMA China. Ao menos politicamente constituídos... E o GRUPO é também UM SÓ. Só tem UM BRIC, pelo menos até o dia em que posto este “scrap”, ok ?

Segredos da dívida. É bom ficarmos de olho na “herança maldita”...

A Dívida Pública Federal (DPF) apresentou um generoso aumento, em termos nominais, de 6,02%, ao passar de R$ 1,495 trilhão, em março, para R$ 1,585 trilhão, em abril. È dinheiro pra “dedéu” e alguém vai ter que pagar isto mais à frente.

O empréstimo no valor de R$ 80 bilhões concedido ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pelo Tesouro Nacional é o grande responsável pela alta da dívida.
Apesar do impacto negativo que a emissão de títulos ao BNDES gerou no estoque da dívida pública federal, o Tesouro não quis informar as condições da operação.

Não custa ficar de olho nesta “herança maldita” que está sendo construída, tijolo por tijolo.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Coincidência... MAIS UMA !

Faz algum tempo que parei de comentar, aqui, resultados de jogos de futebol. Pela simples razão de que ando ENOJADO com o que vejo. A minha paixão continua, torço pelo meu time (e não contra o time dos outros, como alguns desafortunados de espírito costumam fazer), grito, choro, dou risadas, gragalhadas etc, mas fico na minha.

Futebol é uma catarse. Alguém já disse isso na literatura esportiva e antopológica.

Mas fico com as minhas opiniões agora. De vez em quando é bom externá-las, entretanto. Quero me referir ao jogo de ontem (19 de maio de 2010) entre São Paulo e Cruzeiro, pela Libertadores da América, em São Paulo.

Não assisti ao jogo, porque tinha algo mais importante a fazer. Não vou comentar a expulsão do Cléber, a 1 minuto de jogo (!!!), se foi justa ou injusta, até porque não assisti ao lance - reitero. Programas esportivos, no entanto, se debruçarão sobre o assunto pelo menos nas próximas 48 ou 72 horas. A polêmica faz parte dessa atividade (programas esportivos). E alguns torcedores tb vão embarcar nessa.

Só queria fazer uma observação, que considero relevante, em nome da inteligência das pessoas que gostam do esporte bretão: a QUESTÃO TODA não se resume no gesto deste ou daquele jogador, ou na interpretação deste ou daquele árbitro de futebol.

A QUESTÃO É OUTRA: é normal um jogador adversário, absolutamente fundamental para o seu time, provocar sua própria expulsão a 60 segundos de uma partida decisiva ???

Só p´ra ajudar o raciocínio de quem ainda demorou a processar a informação: qual foi a última partida em que o São Paulo foi prejudicado pela arbitragem (será que existe esse registro ?) ???

Foi ouvindo uma rádio de São Paulo hoje cedo, sobre esse tema (foi justa ou injusta a expulsão ? e tome blá-blá-blá...), que me lembrei da atriz norte-americana Shirley MacLaine que, certa vez, perguntada sobre uma determinada questão espiritual ela respondeu na bucha:

- Já estou muito velha para acreditar em coincidências...

domingo, 16 de maio de 2010

Corinthians chega pertinho dos pequeninos. SHOW !

Sonho de criança e nova torcida motivam Corinthians a bancar "Time do Povo"

NOTÍCIA (extraída do UOL):

O Corinthians recorre ao princípio de que uma criança jamais se esquecerá do dia em que conhecer o ídolo de perto, e lançou o projeto “Time do Povo”, que oferecerá a jovens carentes de 6 a 12 anos a oportunidade de conferir os jogos do clube nos estádios, além do cotidiano do elenco no Parque São Jorge.

Paralelo à causa benemerente, a diretoria mira o fortalecimento da marca do clube perante as classes C e D. “Uma vez conhecedor do ‘corintianismo’, a pessoa nunca mais largará o clube”, prega o rapper Happin Hood, que apadrinha o projeto junto com Dentinho.

Segundo o levantamento feito pelo Datafolha, a torcida do Corinthians foi a que mais cresceu nos últimos anos em relação aos grandes do Estado. “Seria hipocrisia dizer que só seria esse objetivo [de formar novos corintianos]. Mas o principal disso é colocar o Corinthians mais perto das crianças. É importante ter pelo um dia de Corinthians para elas, almoçando no clube, conhecendo o time”, complementou o presidente alvinegro, Andrés Sanchez.

Inicialmente, o projeto atenderá 50 crianças. O Corinthians bancará toda estrutura do projeto. A logística para esses eventos inclui transporte, alimentação e brindes à garotada atendida.
Algumas entidades de bairros carentes da Grande São Paulo firmaram acordo com o clube, listando as crianças que participarão do “Time do Povo”.
“Eu vim da periferia e sei o quanto é complicado ver seus ídolos. Vou receber essas crianças com os braços abertos”, destacou Dentinho.

COMENTÁRIO:
Extraordinária a notícia. Além do aspecto precípuo de sustentar o crescimento da Nação alvi negra, temos um belo exemplo de ação social, pois se as crianças estão ocupadas com alguma atividade - sobretudo seguindo atletas profissionais - terão condições objetivas de desenvolver o potencial esportivo.

ENFIM, uma GRANDE notícia da cartolagem que controla o futebol. Parabéns André Sanchez e ao jogador Dentinho que tão bem sintetiza a raça e amor ao Corinthians !

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Seria trágico ou cômico ?

O deputado federal Alberto Fraga, do mesmo DEM de José Roberto Arruda do DF, e que ocupou a Secretaria de Transportes do Distrito Federal, foi acusado de pagar o salário da empregada doméstica de sua casa com recursos da Câmara.

"Izolda da Silva Lima, 30, é contratada como secretária parlamentar, mas cuida da limpeza da residência de Fraga, localizada numa área de 1.875 m2 às margens do lago Paranoá, região nobre de Brasília. Izolda está contratada pelo gabinete do suplente de Fraga, Osório Adriano, também do DEM. Ela confirmou à Folha que trabalha de faxineira de Fraga. Este diz que ela recebe pela Câmara, mas apenas mora em sua casa. Já Osório Adriano diz que nem a conhece ", diz o jornal Folha de S.Paulo.

Sua Excelência é coronel da reserva da Polícia Militar e na Câmara é conhecido como o principal nome da "bancada da bala". Em 2005, presidiu a frente parlamentar contra a proibição do comércio de armas no país.

FILME
Agora ele esbraveja contra o filme TROPA DE ELITE-2, que está sendo produzido. Ao que consta, o autor da película coloca entre os bandidos que digladiam contra o capitão Nascimento um personagem de nome "Fraga". O deputado que acha estranhíssima essa coincidência de nomes - "porque Fraga não é um nome comum, ao contrário de João ou José", disse - , botou a mão na cartucheira, assomou a Tribuna do Parlamento e sapateou. Tá no direito.

sábado, 8 de maio de 2010

Jovialidade capilar. Fala Sério...

Conta a lenda que muuuuuuito antigamente, cabelos brancos eram sinal de respeito. Pessoas mais velhas tinham mais experiência acumulada e, portanto, poderiam contribuir melhor com a família, a cidade, o País, o mundo, enfim...

Nos tempos atuais, em que relógios, carros, televisores e computadores duram somente o tempo da garantia do fabricante, cabelos brancos viraram sinônimo de decrepitude. Valoriza-se o “novo”, o “jovem”, e atira-se o resto (literalmente isto !) no lixo. Daí porque... é comum vermos pessoas de cabelos pretinhos, castanhos e tonalidades outras com maior freqüência, ainda que estas já tenham ultrapassado a barreira dos 40, dos 50, dos 60...

Pois não é que nesta eleição, como nunca antes na história deste país, veremos diversos candidatos e candidatas com os cabelos bem escurinhos. Ainda que estes já “dobraram o cabo da Boa Esperança” - como se dizia ao tempo em que Jose´ Serra tinha um montão de cabelos e Dilma atirava muito melhor.

No lançamento da “pré-candidatura” de Geraldo Alckmin ao Palácio dos Bandeirantes neste sábado, 8 de maio, vi, de longe, ele próprio, o Alckmin, o Serra, o Aluísio Ferreira, o Zé Aníbal, o Quércia dando uma verdadeira aula de jovialidade capilar. Ainda que alguns dos citados não colecionem tantos fios mais, mas os que ficaram ah... esses SIM, estão bem mais queimadinhos que o “socialismo moreno” que o velho ´Briza´ apregoava...

Ficou ´baba´ entender o Mercado de Capitais.

Análise de ações pode não ser algo assim tão simples; nem tão complicado que ninguém possa entender. Atualmente são consideradas variáveis que extrapolam o modelo tradicional, como guidance, aspectos comportamentais e temas emergentes que ampliam a análise, como mudanças climáticas, aquecimento global etc.

Trazendo o tema pra atualidade, com linguagem simples e direta, o professor Carlos Alberto Di Agustini parece ter resolvido bem a equação. Permeado de fotos e ilustrações, em 256 páginas, “Mercado de Capitais e Análise de Ações” é um livro fácil e gostoso de ler.

Di Agustini, um desses ilustres corintianos que só enchem de orgulho a Fiel, descreve os “Pecados Capitais” dos neófitos no mercado de ações, trata das Negociações Online, do Índice de Sustentabilidade Empresarial, Novo Mercado, Governança Corporativa, Aluguel de Ações, Análise Gráfica x Fundamentalista, Aspectos Comportamentais e se permite encerrar com uma parábola de índios lenhadores (de conhecida divulgação pela internet).

Mercado de Capitais e Análise de Ações – Fundamentos & Avaliação” (Globus Editora) acaba de ser lançado e está dividido em 19 Capítulos, sendo que o penúltimo, que trata de Guidance, é escrito por um colega seu, professor Turíbio de Oliveira, pró-reitor da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), no qual o autor diz que as empresas que adotam o guidance “demonstram ser mais transparentes em seus ambientes de atuação”.

Di Agustini é professor da Universidade de São Caetano do Sul (USCS) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sendo pós-graduado em Finanças pela PUC, FGV, New York University e University of Califórnia. Autor de vários livros, também tem trajetória na iniciativa privada (ABN/AMRO/ Volkswagen Banco Itaú e Caterpillar Financial).

Miss vai à favela ensinar higiene pessoal...

Jesus, quando é que vamos parar com essa palhaçada de levar a gringaiada para tirar fotos e fazer graça nas favelas ? Isso já aconteceu com o Papa João Paulo I, com o Michael Jackson (já morreram os dois), com outros artistas, políticos, modelos e manequins.

Ao invés de se envergonhar das subhabitações que degradam a vida do ser humano, “otoridades” diversas não se cansam de roteirizar o caminho das celebridades no Brasil passando por favelas.

Na sexta-feira, dia 7, a miss Universo Stefania Fernández, de 19 anos, visitou a Favela de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. Ali ela assistiu a apresentações de música e capoeira. A menina saiu da Venezuela, desfila com a faixa de miss Universo por onde passa e, no meio da subhabitação paulistana, da qual o governo local parece se orgulhar tb, fez uma ´graça´ entregando “ kits de higiene pessoal”.

Crianças depois posaram com ela para fotos. Se vc olhar bem pra foto que saiu no portal G1 dá vontade de chorar, só pela expressão vazia, séria e taciturna das crianças. É o fim da picada.

Comunicação para um Planeta Sustentável

Acontece nos próximos dias 25, 26, 27 e 28 de maio o Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010, evento que terá como tema central “Pactos e Impactos da Comunicação para um Planeta Sustentável”. Evento será realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

No dia 26 haverá a palestra “Os desafios de gerir a reputação na fusão Itaú Unibanco”, no horário de 15h10 às 16h20. A apresentação será de Paulo Marinho, gerente de comunicação do Itaú. A mediação estará a cargo do jornalista Nelson Tucci, este blogueiro eventual que agradece o convite.

O evento conta com o apoio institucional das principais entidades de comunicação corporativa do País e também de organizações como Itaú, GM, Philips e Alcoa, além do apoio de outras importantes marcas como Alcatel-Lucent, Tetra Pak e Carrefour. No apoio institucional destaque para a ABRASCA-Associação Brasileira das Companhias Abertas.

Inscrições e outras informações através do site www.megabrasil.com.br