terça-feira, 31 de agosto de 2010

"Corinthians,100", por Mauro Beting

"Corinthians, 100"


http://blogs.lancenet.com.br/maurobeting/2010/08/27/corinthians-100/
===================


É na quarta-feira. Foi ontem. É hoje. Será sempre. O Corinthians não precisa de data para celebrar. Só precisa de Corinthians.
Pode parecer mesquinho para os outros, onanista, até. Mas isso é Corinthians para quem de fato importa – o corintiano. Basta existir.
O fiel não precisa de jogo, de estádio, de adversário, de futebol, de campeonato, de gol, de vitória, de título.

O corintiano só precisa do Corinthians para ser feliz.

Só precisa de outro corintiano para fazer festa. Ele se encontra pela rua e confraterniza como se visse um Luisinho, um Marcelinho, um Neco, um Neto, um Rivellino, um Sócrates, um Wladimir, um Cláudio, um Biro-Biro, um Zé Maria, um Basílio, um Gilmar, um Brandão, um ídolo. Um corintiano. Que não precisa ser craque, pode até ser bagre. Desde que saiba que a camisa não é um símbolo. É tudo. É Corinthians.

Não é um bando de loucos. É um corintiano. Definição precisa e perfeita. Completa e complexa. Mas simples como um torcedor que ama o time como ama a família. Se não torce de fato mais pelos 11 que jogam por todos que pelos entes queridos. Afinal, é tudo do ente. É tudo doente. É tudo Timão.

O Corinthians não é a vida de um corintiano.
Antes de ser gente ele é Corinthians.
Por isso tanta gente é Corinthians. Num Brasil imenso e injusto socialmente, o campeão dos campeões paulistas é dos maiores fatores de inclusão, justiça e igualdade no país.

Não por acaso é nação dentro deste continente. Tem regras complicadas, tem razões malucas, tem paixões regradas. Tem de tudo e tem para todos no Parque São Jorge. Na casa por usucampeão Pacaembu. No Morumbi tantas vezes palco das festas. No Maracanã campeão mundial em 2000. Nas tantas praças brasileiras que viraram casas corintianas em títulos e troféus. Até mesmo nas dores que não murcharam amores. Até mesmo nas vergonhas nos gramados e nos sem-vergonhas das tribunas e tribunais, o Corinthians sempre soube ganhar como raros, e até soube perder como poucos. Mesmo perdendo a cabeça e perdendo o juízo. Mas jamais perdendo o coração.
Doutor, eu não me engano, mesmo que meu coração seja o oposto do corintiano, não há nada que bata tanto e por tantos como esse que se diz maloqueiro e sofredor, graças a Deus!

Esse prazer de eventualmente sofrer é exclusividade alvinegra. Esse amor não se explica. É um presente. É um dom. É uma doação, mesmo quando mais parece uma danação. É sina que não se explica, que fascina até quem não é, até quem não gosta. Não sei explicar o Corinthians. Nem os corintianos conseguem.
Mas nada disso é preciso. O que importa é que sempre haverá no estádio e em cada canto um fiel. Um estado de espírito alvinegro. Um torcedor que acredita sem ter por que; que torce sem ter por quem; que joga sem ter com quem.

Listar os títulos corintianos não é fácil. Mais difícil é compreender um torcedor que até se orgulha dos fracassos. Até na segunda dos infernos. Em 2008, vi gente acreditando como sempre desde 1910. Vi fiel não abandonando. Não parando. Acreditando. Corintianando.
Fiel pode até ser rebaixado – mas não se rebaixa. Raros sabem perder e ganhar como nenhum outro jamais venceu.
Ainda mais raros (embora muitos) nasceram sabendo que quem ama não perde. Podem até ter times melhores. Mas mais amados?
Nestes 100 anos, não conheço igual.
Até porque quarta-feira não será um dia especial.
Desde 1º. de setembro de 1910, todos os dias são especiais.
Todos são dias de Corinthians.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

44 metros de genialidade

Quem viu o primeiro gol do Corinthians de ontem, 29 de agosto, no Pacaembú, contra o Vitória, teve um orgasmo visual.

O lançamento de 44 metros que o ala Roberto Carlos fez para a cabeça de Iarley foi algo genial. Quem tem menos de 35 anos pode ter visto aquilo pela primeira vez.

Eu só tinha visto dois gênios fazerem isso: Rivelino e Gerson, em uma época que existia a função de meia-armador e ambos o faziam com uma certa frequência (Gerson, em especial, que jogava mais parado).

A ´função´ hoje ainda existe (e a falta dela principalmente) mas o nome está descartado.

Mentoring & Coaching. Tem BLOG NOVO na área

Acessem o BLOG do Josué, experiente profissional da área. Vale a pena porque o assunto é bom e o cara é ainda melhor.

http://josuemelomentoring.blogspot.com/2010/08/qual-e-diferenca-de-mentoring-e.html

By Mariana Borga

Taí a super criação de uma publicitária, competente, e que à sua maneira agora engrossa este BANDO DE LOUCOS !!!


http://www.brainstorm9.com.br/advertising/republica-popular-do-corinthians/

domingo, 29 de agosto de 2010

Histórias da TV...

Meu amigo Rodolfo Bonventti não viu propriamente a TV brasileira nascer, porque é um pouquinho mais novo que isso (a TV Tupi foi inaugurada em 1950, no Brasil). Pouca coisa, mas é.

No entanto, trata-se de um competente jornalista - e também professor universitário - que tem o dom de fazer coisas que efetivamente contribuem com este País.

Eu recomendo o site:


http://www.telehistoria.com.br/colunas/index.asp?id=9648

120 músicas

O Corinthians é o time mais homenageado do País. Para o TODO PODEROSO TIMÃO já foram criadas 120 músicas !!! Neste ano do Centenário podem surgir outras, porque cabe mais. Muito mais, aliás, para homenagear tanta História.

ARTILHEIROS.
Quem é corintiano vai vibrar. Quem não é, vai conhecer um pouquinho de história do futebol. Vejam os nosso maiores artilheiros:

Cláudio Christóvam de Pinho, o "Gerente" (tinha esse apelido porque todas as jogadas do time passavam peloe seus pés) marcou 295 gols pelo Corinthians. Jogou no clube por 13 anos. De 1945 a 57. Quem o viu jogar diz que não tinha nada igual. Meu pai tb fizia isso.


Baltazar , o "Cabecinha de Ouro" marcou 267 gols. Baltazar é considerado o maior cabeceador do futebol brasileiro. Chegou ao Corinthians em 1946, jogando na meia-direita, mas com a entrada de Luizinho, o "Pequeno Polegar" acabou indo para o centro, onde atuou como poucos. POde ter sido o mairo cabeceador porque jogou com o Cláudio.

Eu o conheci, morando no bairro do Parque São Jorge (Tatuapé), ao lado da casa de minha avó materna. Era muito orgulhoso de si. Joguei bola, no que se chamava então de várzea nos anos 70 do século passado, com seu filho "Batata", que era tão ruim quanto eu, mas ele próprio nunca achou isso (rs).


Teleco marcou 243 gols. O centroavante chegou ao Timão em 1934 e jogou por 10 anos. Obteve a média de 1,03 gols por partida, maior que a média obtida por Pelé em sua carreira (0,93 gols por partida). Foi um extraordinário cabeceador.


Neco - O GRANDE Neco marcou 217 gols. Manuel Nunes, seu nome de batismo, atuou entre 1913 e 1930. É reconhecidamente o primeiro ídolo do time, tanto que tem um busto de bronze no Parque São Jorge. Ganhou 8 campeonatos com a camisa do Timão e foi artilheiro paulista em 1914 e em 1920.

Em 1970 eu o conheci. Trabalhando como auxiliar de escritório na Secretaria do Clube, eu o conheci e o encontrava com frequencia por lá, já velhinho, mas espelhando raios de luz e de felicidade. Um dia perguntei a ele: "Neco, por que vocÊ não ensina o Mirandinha (centroavante - ruim de bola - à época) a jogar ?". Ao que ele me respondeu, do alto de sua sabedoria e simplicidade: "Não dá, meu filho, ele pensa que sabe..."


Marcelinho assinalou 204 gols. Marcelinho Carioca chegou no Parque em 1993, contratado junto ao Flamengo. Conquistou o recorde de 10 títulos pelo clube e dizia: "A camisa do Corinthians é a SEGUNDA PELE". Irreverente e polêmico, marcou época.

Servílio , o "bailarino",marcou 201 gols. Servílio de Jesus chegou ao Timão em 1938, jogando por 10 anos. Foi artilheiro da equipe em 1945, 1946 e 1947. A eexemplo de tantos outros craques (como Baltazar, Teleco etc) tb teve passagem pela Seleção. Quem o viu, coloca-o como um dos maiores dribladores da história, daí o apelido.

Seu rebento, Servílio de Jesus Filho, jogou no Palmeiras formando ataque com Gildo, Tupãzinhbo e Rinaldo. Atrás deles, Ademir da Guia. No finzinho da carreira jogou no Corinthians e teve uma "casa de hambúrgueres" ao lado do clube.


Luizinho , o "Pequeno Polegar" marcou 172 gols. Luiz Trujilo chegou em 1949. Era um meia rápido e habilidoso e logo caiu nas graças da Fiel. Depois também ganhou um busto no Parque. Nos anos 50 teve um jogo histórico contra o velho rival Palmeiras em que sentou em cima da bola pra zuar com os adversários. O Pacaembú veio abaixo no delírio.

Eu o conheci como auxiliar do Rato (ex-jogador do time principal nos anos 50), nas categorias de base. Tinha um físico semelhante ao que é hoje o Marcelinho Carioca.

Sócrates, o "Doutor". tem 169 gols em nossa História. Médico diplomado, foi um extraordinário jogador. Jogou com a camisa 8 do Timão entre 1978 e 1984, foi campeão paulista pelo time em 79, 82 e 83. Sócrates foi capitão da Seleção nas Copas da Espanha (1982, a Grande e injustiçada Seleção comandada pelo Telê Santana) e na do México também. Mudou paradigmas, tornando líder da "Democracia Corintiana", tendo como companheiros Vladimir (o maior lateral esquerdo que eu vi jogar, depois do Júnior do Flamengo) e Casagrande (bom centroavante, hoje comentarista de tv).

Rivelino, o "Reizinho do Parque" marcou 165 gols. Roberto Rivelino é o maior ídolo do Corinthians. Tri campeão pelo Brasil em 1970, atuou na época do jejum de títulos. Só não foi "rei" porque jogou na mesma época do Pelé.

Eu conheci ele e seu pai Nicola. Do fundador da ONG "Santos Vivo", um arquiteto simpático, com escritório no bairro do Pacaembú, ouvi a seguinte frase: "Quem fala do Maradona é porque não viu o Rivelino jogar"... P´ra mim essa frase é definitiva.

ETC ETC ETC...
Pela História do Corinthians passaram grandes artilheiros e outros nem tanto. A História registra ainda o "Paulo Tanque", 10° maior artilheiro do Clube, com a marca de 160 gols. Centroavante alto, forte e goleador jogou entre 1954 a 1960. Pela minha idade não o vi jogar.

Mas vi o Flávio "Minuano", centroavante gaúcho cehio de raça. Grosso (como se dizia à época), grosso daqueles que matava a bola na canela, mas era um tanque de guerra e acredita em TODAS AS BOLAS. Guerreiro ! No chão era grosso, mas na cabeça era bom. Fez um dos dois gols de 1968 na vitória contra o Santos ( outro foi de Paulo Borges, o "Risadinha") no Pacaembú, acabando com um tabú de 11 anos.

Vi também o Geraldão, ou "Geraldo Manteiga", que participou do glorioso TIME de 1976, tão importante quanto o de 1954 em nossa História. Eu tb vi o Nei e o SIlva, mas esses eu prefiro esquecer (rs...)

Como podem percber estou me referindo basicamente a centroavantes. Não trato aqui de meias e outras posições (porque neste quadro inevitavelmente teria de incluir o grande THALES, que veio da Ferroviária para o Corinthians. Jogador "cerebral", conquistou uma legião de fãs, tanto que tenho um filho de nome Thales). E para fechar, quero deixar registrado o orgulho de ter em nossa galeria o maior artilheiro de todas as Copas: Ronaldo Fenômeno.

E, convenhamos, quem tem esse apelido (FENÔMENO) só poderia jogar em um time: o Corinthians.

sábado, 28 de agosto de 2010

EMOÇÃO não tem preço

Assista e confira:

http://www.youtube.com/watch?v=53hcGXGDCcI

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Oposição de merda

Depois dos tucanos Eduardo Jorge e Luiz Carlos Mendonça de Barros e de tantos outros brasileiros que tiveram sigilos fiscais quebrados nesses últimos anos, durante a gestão do PT, agora chega a vez de mais "um lote" onde se inclui até a apresentadora de TV Ana Maria Braga e a poderosa família Klein (Casas Bahia).

As informações ligadas ao vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, foram parar num dossiê que circulou pelas mãos de integrantes da campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República.

A dócil oposição acusou "setores do governo de violarem sigilos fiscais para fabricar dossiê no período eleitoral". Os servidores do Fisco abriram, a partir do mesmo computador, os dados sigilosos de Eduardo Jorge e de Luiz Carlos Mendonça de Barros, Ricardo Sérgio de Oliveira e Gregório Marin Preciado, todos do PSDB.

Tais práticas deixam catastroficamente explícitas as práticas nefastas de um estado policial, aparelhado por pessoas comprometidas com partidos políticos e suas ideologias, menosprezado a democracia. Há denúncia, já de conhecimento do Ministério Público, dando conta que certas informações foram obtidas a custa de propína.

Fosse o PT na oposição hoje -- como se imagina pelo que se conhece do partido -- o Brasil teria parado e até uma Corte Internacional poderia ser acionada. Haveria greves, paralisações, pedidos de impeachment, gente se jogando nas ruas, enfim... existiria um barulho ensurdecedor.

Mas nada disso acontece. Os plácidos opositores resignam-se a discursos e protestos, em um tom de semelhante intensidade ao de um convento. Oposição virão palavrão no Brasil.

E enquanto permanecer esse status quo, a oposição vai perder eleição atrás de eleição e assistir ao governo fazer o que bem entende com o estado democrático, pois dele se assenhorou e só o respeita dentro de suas conveniências políticas.

O Brasil hoje tem uma oposição de merda.

A "TUP" e a "Supremacia Branca"

NOTÍCIA:

Com os olhos voltados à Copa de 2014, o Estado de São Paulo criou o Grupo de Repressão e Análise dos Delitos de Intolerância Esportiva (Grade), que terá policiais especializados em futebol. Uma de suas missões é evitar que durante o Mundial as torcidas organizadas recebam influência de membros de grupos radicais, de forte atuação na Europa.

Outro objetivo do Grade, subordinado à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de SP (DHPP), é sofisticar a abordagem no futebol.

Em vez de automaticamente adotar as organizadas como "bode expiatório", seus responsáveis dizem que buscarão investigar cartolas que, por seu comportamento, induzam as torcidas às brigas, e, mais que prender cambistas, investigarão os fornecedores dos ingressos.

"Nem sempre as organizadas são as culpadas. Como massa, a torcida reage ao que recebe", argumenta a delegada Margarette Barreto, que estará à frente do Grade.

COMENTÁRIO:
Em entrevista à Rádio Jovem Pan agora pouco (sexta, dia 27 de sgosto, 20 h)a delegada disse que existe uma tal de "Supremacia Branca", movimento neonazista nascido na europa e exportado para o Brasil. Ainda segundo ela, a TUP (Torcida Uniformizada do Palmeiras) abriga esse tipo de gente.

Disse mais: que no Sul acontecia a mesma coisa. Visite o "dr.Google" e vi lá: desde outubro de 2007 existe a denúncia de que neonazistas estariam infiltrados na torcida do Grêmio.

Pois, se todos sabem quem são e onde estão, espero que sejam devidamente segregados do meio dito civilizatório da sociedade. É tristemente LAMENTÁVEL que entrando já na segunda década do Século XXI ainda existam coisas desse tipo. Não dá pra aceitar esse tiupo de situação e PONTO. Por isso não vou me alongar no assunto.

Justiça seja feita

O "valente" Paulo Henrique Ganso que deu um pontapé sem bola em Ronaldo, em atitude absolutamente desleal, logo no início do jogo Santos x Corinthians e justificou a cafajestada com o argumento de que fez aquilo "só pra ele ver quem manda", já que o Santos tinha o mando de jogo, acaba de estourar o joelho.

Agora ficará seis meses de molho. Um tempo suficiente para esfriar a badalação em torno de sua convocação pra seleção e pensar CAL-MA-MEN-TE em toda a sua breve e incipiente carreira. Oxalá reflita sobre a cafajestada e não mais a repita, porque o Ronaldo Fenômeno poderia estar amargando a dor no joelho até agora, se o pontapé tivesse atingido seus ligamentos à época !

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Comunicação Estratégica será tema de WORKSHOP

Gestão de Comunicação Estratégica e Relacionamento com o Mercado é tema da quarta palestra que fechará o 32° Workshop da FBDE/NEXION no próximo dia 15 de setembro, no Hotel IBIS Expo, na Barra Funda, em São Paulo.

Na oportunidade os jornalistas Eduardo Borga, Eloiza Oliveira e Nelson Tucci abordarão os sinuosos caminhos da comunicação, mostrando de que forma as modernas ferramentas de comunicação poderão ser utilizadas em favor do empresário e do dirigente de classe. Tudo de uma forma simples, direta e interativa.

Inscrições pelo fone (11) 3674.9999

A ideologia mercantil...

Assistam ao comentário de Álvaro Alves de Faria, na rádio JOVEM PAN, sobre os R$ 4 BILHÕES de indenizações.


link:

http://jovempan.uol.com.br/videos/as-indenizacoes-do-bolsa-ditadura-serao-revistas-47976,1,0

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CNT é mais um lance avançado

CNT está mudando de mãos.

Vai sair dos Martinez (PR) e parar nas mãos de pessoas intimamente ligadas a um certo partido político... O cerco está lentamente se fechando.

domingo, 15 de agosto de 2010

A indigência intelectual e o salto alto

“Tá louco, não vamos entrar aí que está cheio de macumba”.

(Robinho, incitando os outros colegas de elenco a não desceram do ônibus do clube na véspera da Páscoa para entregar ovos de chocolate a crianças carentes de uma creche mantida por um Centro Espírita, em Santos)

“Vc levou isto só pra sentir que aqui em casa quem manda somos nós”.

(Ganso, logo depois de dar um pontapé sem bola em Ronaldo Fenômeno ao iniciar o jogo entre Santos e Corinthians)

“O que eu gasto com comida pro meu cachorro vc não ganha de salário”.

(Felipe, goleiro santista, para um torcedor durante um chat)

“Tá surdo?”

(Neymar, para um repórter que não tinha se convencido de sua primeira resposta, em uma coletiva de imprensa)



A máscara e a indigência intelectual infelizmente tomam conta do Santos. Time badalado nos últimos meses pelo futebol leve, livre e solto que vem apresentando, alegrando os gramados por onde passa, o alvinegro praiano está doente.

Moralmente doente estão os chamados “meninos da vila”, que “subiram no salto”, como se diz no próprio mundo futebolístico.

Todos (torcida, imprensa, apreciadores do futebol mesmo de outros times) festejam, badalam e só fazem crescer o EGO dos rapazinhos.

Existem mais frases, outras atitudes igualmente pobres de espírito, beirando à delinquência social. Essas pobres almas daqui a pouquinho perderão os holofotes. E o que serão da vida ?

Se Robinho tivesse a dignidade de entregar os ovos de Páscoa para algumas dezenas de crianças pobres (como ele próprio já foi um dia) e a grandeza de espírito de respeitar o trabalho social daquela creche, dando ele um grande exemplo de cidadania, talvez os seus coleguinhas teriam metido o pé no freio e não subiriam em um salto tão alto como estão agora.

É lamentável assistirmos, uma vez mais, ao surgimento de novos ídolos de pés de barro. Se um dia o Robinho (que, aliás, pipocou feio na Copa) for mais inteligente e começar a respeitar as outras pessoas que não precisam ser obrigatoriamente evangélicos como ele e sua troupe, o futebol poderá ser melhor. A sociedade mais evoluída e, por consequência, o mundo mais colorido.

Ignorante como se mostrou, Robinho nunca deve ter ouvido falar da Doutrina Espírita que prega, sobretudo, a HUMILDADE como nos ensinou o Cristo. Mas querer conhecer os fundamentos cristãos é pedir muito para quem só tem tempo para os holofotes e os vídeo games.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Maaaanooo...

Postei comentário, ontem antes do jogo, em meu twitter (@nelsontucci) que o Mano (Menezes, novo técnico da Seleção - agora, sim, com S maiúsculo) iria nos redimir.

É gente do ramo. É sério e competente. Isso basta.

Poderia ter sido o Abelão, o Autuori, o Muriçoca tb. São pessoas que sabem o que fazem. Mas é o Mano. O "nosso" Mano.

Bola pra frente que ainda tem muito trabalho pela frente. Eu boto fé no cara !!!

A irresponsabilidade grassa na Bahia

NOTÍCIA // DEU NO UOL:

Cerca de 70% de obras em Salvador têm irregularidades, diz Defesa Civil após desabamentoHeliana FrazãoEspecial para o UOL Notícias Em Salvador

Uma casa de três andares desabou no Jardim Nova Esperança, em Salvador
Salvador registrou no final da tarde de terça-feira (10) mais um desabamento na cidade. Uma casa de três andares no Jardim Nova Esperança, periferia da capital baiana, caiu sem deixar vítimas após vizinhos do local ouvirem barulhos do rompimento da estrutura e avisarem o proprietário, que conseguiu fugir com sua família.
Leia mais

Governo anuncia liberação de R$ 10 mi para recuperar 50 casarões em Salvador
Mais de cem casarões tombados correm risco de desabamento em Salvador, diz Defesa Civil

Este foi o terceiro caso em menos de um mês. No dia 17 de julho, quando chovia forte, ocorreram outros dois desabamentos em áreas distintas da capital: um casarão no centro histórico e um prédio de sete andares no bairro de Pernambués. No total foram quatro mortos; uma quinta vítima, que ficou sob os escombros, teve o braço amputado.Na manhã desta quarta-feira (11), funcionários da prefeitura isolaram a área e começaram a retirar parte dos escombros no Jardim Nova Esperança. Técnicos e engenheiros da Defesa Civil constataram que a construção era totalmente irregular. “É uma obra construída sem qualquer critério. Todo o material era inadequado”, disse o engenheiro José Carlos Palma.

Para o subsecretário da Defesa Civil, Osny Bonfim, os últimos acidentes se diferenciam. Segundo ele, o prédio que desabou no dia 17 estava irregular, pois o alvará de construção havia sido negado pelo município, já o casarão no centro estava praticamente em ruínas e o imóvel da noite passada tinha sido construído havia mais de oito anos sem obedecer qualquer norma técnica de construção.

Segundo Bonfim, esse último caso é comum em Salvador. “Conforme um estudo do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), cerca de 70% das obras, sobretudo residenciais, em Salvador possui algum tipo de irregularidade”, afirmou. O subsecretário disse ainda que a construção sem técnica é comum na periferia da capital, onde a famílias com poucos recursos constroem e vão ampliando aos poucos, fazendo os chamados “puxadinhos”, de acordo com as suas condições financeiras.

COMENTÁRIO:
E quem fiscaliza as obras na cidade, no estado ??? Quanta irresponsabilidade...

domingo, 8 de agosto de 2010

O assassinato da biodiversidade brasileira

Notícia (extraída do pp site do IJA)

IJA processa empresa, em Belém (PA), pelo abate ilegal de mais de 280 mil tubarões

Mais de 25 toneladas de barbatanas e bexigas natatórias estariam sendo comercializadas de forma ilegal A ação civil pública foi protocolada via fax na Justiça Federal de Belém (PA), com base em fiscalizações e autos de infração do IBAMA/PA.

O IJA busca indenização pelos danos ambientais irreversíveis e incontáveis causados pela captura ilegal de 25 toneladas de barbatanas de tubarão e bexigas natatórias de animais não identificados, número que representa mais de 280 mil tubarões. A empresa processada é a Sigel do Brasil Comércio, Importação e Exportação Ltda.

A Sigel processa e beneficia barbatanas e bexigas natatórias para futuramente serem revendidas de forma ilegal. Dentre os animais abatidos constam espécies marinhas em risco de extinção e vulnerabilidade, como é o caso do tubarão grelha. “Acreditamos que esta seja uma autuação recorde, nunca ouvimos nada parecido.

O que é assustador é que provém de apenas uma empresa. Imaginem então as quantidades que escapam da fiscalização do Ibama/PA”, comenta Cristiano Pacheco, diretor do IJA. “Quase não se fala na área costeira amazônica. Os brasileiros precisam saber que é a mais rica do país em biodiversidade marinha, banhada pela foz do Rio Amazonas.

Suprimir os tubarões dessa forma absurda e descontrolada colocará em colapso os ecossistemas marinhos na região, já que o tubarão é topo de cadeia, inventor da seleção natural nos oceanos e habitante deste planeta há mais de 400 milhões de anos”, completa Pacheco. O valor provisório da indenização, pleiteado pela instituição, é de R$ 1.382.725.000,00 (um bilhão trezentos e oitenta e dois mil setecentos e vinte e cinco reais).

No decorrer do processo o IJA apresentará parecer técnico que deverá superar em muito o valor, já que o cálculo considerará todos os ecossistemas afetados. O valor da indenização será revertido ao Fundo Nacional do Meio Ambiente. Veja as imagens: http://rapidshare.com/files/408667560/Barbatanas.MODInstituto Justiça Ambiental (IJA) O Instituto Justiça Ambiental (IJA) é uma organização não-governamental, sediada em Porto Alegre (RS), sem fins lucrativos, formada por profissionais atuantes na área do direito ambiental e na área técnica, destinada a promover a proteção do meio ambiente.

O Conselho do Instituto Justiça Ambiental é formado por advogados, promotores de justiça, biólogos e veterinários, de renome nacional e internacional. http://www.ija.org.br/