quinta-feira, 17 de maio de 2012
Congresso de Comunicação debaterá avaliação e exposição de marca
No próximo dia 30 de maio o tema “O universo das mídias: Como avaliar a exposição de uma marca através de um observatório em 3 dimensões” será destaque durante o 15° Congresso Mega Brasil de Comunicação. A palestra será apresentada por Cristina Panella, diretora da Cristina Panella Planejamento e Pesquisa, às 17h.
O mediador convidado é o jornalista Nelson Tucci, diretor da Virtual Comunicação. Evento acontecerá no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, nos dias 29, 30 e 31 de maio.
Mais informações sobre o Congresso no www.megabrasil.com.br
segunda-feira, 14 de maio de 2012
O MACARTISMO E O LUDOPÉDIO
O Santos é campeão paulista. De forma incontestável, pois apresenta um futebol da melhor qualidade. Eu considero que tem uma defesa ruim, um meio-campo bom, um ataque ótimo e um treinador excelente. Já tinha observado o que vou comentar aqui, mas ontem não era dia disso; por isso faço meu comentário-desabafo somente hoje.
Eu torço para o MEU TIME e ele me satisfaz por si só. Não preciso "secar" ninguém ou ficar invenando teorias conspiratórias. Mas tem um bando de delinquentes de opiniões que sente uma espécie de prazer mórbido nesse estranho exercício de tentar desconstruir a imagem alheia. São, na verdade, uns eternos inconformados. Em um consultório de psicanálise, postos a nú, devem aparecer vários problemas. Impotência sexual, frustração profissional e falta de reciprocidade amorosa devem aparecer como causas dessas funestas consequências.
Mas, vamos aos fatos.
Por hipótese, se o Corinthians tivesse disputado a final com o Guarani, nas mesmas condições e situações pelas quais passou o Santos, não duvidaria de um bando de corvos de plantão afirmando: "Tá vendo? O Guarani ficou privado de disputar uma partida em Campinas, em seu estádio. Estão ajeitando as coisas pro time da capital..." Ou, ainda, tivesse de enfrentar o Guarani sem Neto (que agora deverá jogar no pp Santos) e o veterano Fumagalli (que passou pelo Santos e Corinthians), a verborragia criminosa não tardaria "Tá vendo? Devem ter comprado os principais jogadores do Guarani ou armado algum esquema pra eles não jogarem e facilitarem as coisas..." e, não fosse isso o bastante... e aquela MÃO NA BOLA ter sido interpretada como pênalti em favor do Santos ontem então ?
Enfim, desse tipo de delinquente, que protagoniza um indesejável papel do "macartismo no futebol", eu não sinto falta nenhuma, mas que estranhei ZERO COMENTÁRIOS, ah isso estranhei.
Ao Santos, e aos santistas gente boa, ou "ramelentos", uma vez mais o meu abraço pela conquista.
sábado, 12 de maio de 2012
Futebol e irreverência contra os ´chicanos´
De razoáveis e bem intencionados o inferno anda cheio. E o futebol também.
Agora, os craques, mestres da arte de bolinar a redonda e metê-la com tudo pra dentro e gênios da bola, são poucos, pouquíssimos, raríssimos. Em nossa querida e amada América Latina vez ou outra surgem alguns que merecem o pódio.
Arthur Friedenreich, Leônidas da Silva, Neco, Heleno de Freitas, Cláudio (Cristóvão Pinho), Oberdan Catani, Jair Rosa Pinto, Júlio Botelho, Luizinho, Gilmar, Zito, Nilton Santos, Didi, Carlos Alberto Torres, Gerson, Ademir da Guia, Nelinho, Dirceu Lopes, Tostão, Falcão, Zico, Sócrates, Romário, Júnior (o Leovegildo) são alguns dignos de posar no andar de cima. ATÉ AQUI TODOS BRASILEIROS !
De teeeeeeempos em teeeeeeempos surge um Figueiroa, no Chile; um Rincón, na Colômbia; um Pedro Rocha e um Dario Pereyra no Uruguay. O Paraguay tem um Gamarra a cada 50 anos e a Argentina a cada 30 ou 40 anos revela Di Stéfano, Maradona, Messi...
De relevância acho que a coisa para por aqui. Se faltar são mais 2 ou 3 nomes, nada além disso.
Portanto, pau a pau, o Brasil é infinitamente superior na revelação de novos talentos aqui no continente.
Se à relação lá de cima acrescermos Pelé, Garrincha, Rivelino e Ronaldo Fenômeno aí ficaremos anos-luz de distância de outros países como Venezuela, Equador, Peru, Bolívia etc. Sem demérito a esses povos, ricos em cultura, mas do ponto de vista futebol não há termo de comparação.
Aí a gente se pergunta: se o nosso futebol é tão superior assim, por que então temos dificuldades brutais com a “Libertadores da América”, cuja vantagem argentina é ainda grande?
Aquilo que eu me perguntava quando criança, hoje tornou-se convicção. A diferença pode-se resumir em duas palavras: ética esportiva. Ou civilidade, se preferir uma.
Todo jogo é difícil, porque existem os fatores EXTRAS que não estão nas 17 regras. Equipes acostumadas a jogar no nível do mar, ou a 700 m deste, de repente sobem a 3.000 m !!! Não fosse isso o bastante, arbitragens caseiras e a mania de querer ganhar “ou na bola ou no pau”, como se dizia na várzea de antigamente.
Não vou me delongar em diversos exemplos. Quem fora mais antigo (feito eu) vai lembrar do Sérgio (ou São Sérgio, para alguns), goleiro do São Paulo que num determinado ano (agora não lembro qual) jogou na Argentina e passou quase o tempo todo sendo “bombardeado”. Não pelo ataque adversário, mas pela torcida inimiga que soltava rojões contra seu gol. Cusparadas, banheiros sem água, pedradas em ônibus, intimidação policial e falta de civilidade de toda ordem fazem parte deste “roteiro latinoamericano” na Copa Libertadores.
É o que os gringos lá no Norte chamam de “dirty play”, ou seja, jogo sujo. Pior, mas muito pior que essa selvageria praticada com uma certa regularidade, é o conformismo. Um bando de medíocres costuma dizer “Ah, Libertadores é assim mesmo”... É como retrocedêssemos na história e voltássemos aos tempos da caverna, dando um porrete para cada um e salve-se quem puder.
Está mais que na hora de copiarmos os exemplos da Champions League, Eurocopa etc, mostrando que a civilidade pode perfeitamente também ter chegado aos campos de futebol.
E só para ficarmos num único jogo recente, quando o Santos foi jogar contra o Bolívar lá na aldeia deles, a selvageria se fez presente mais uma vez. Os meninos da Vila sequer podiam bater escanteio que voavam objetos e frutas na cabeça. No seu ímpeto quase juvenil, Neymar saiu de lá muito puto. E disse abertamente: “Vai ter volta”.
Felizmente a torcida brasileira recebeu o Bolivar com tranquilidade e civilidade. Não sei se por interferência do técnico Muricy (no que eu acredito), o Santos deixou as baixarias bolivianas pra lá e resolveu desafiar o time visitante somente dentro de campo. Foi uma covardia. Quem jogou (ou assistiu) uma pelada no terrão, ou na areia da praia, sabe do que estou dizendo. Aquilo foi como empurrar bêbado na ladeira. A surra que os pernas-de-pau bolivianos levaram, na bola, nunca mais vão esquecer. A diferença de uma equipe para outra foi desproporcional.
Foi lindo aquilo ! Jogando em “condições normais de pressão e temperatura” a diferença é muito grande do futebol brasileiro para o resto. E o que é mais gostoso, enquanto a Argentina, nosso concorrente mais direto, deve demorar mais 30 anos para fazer o sucessor do Messi, nós já temos o Neymar prontinho para dar um olé em quem vier pela frente. E se vier pelos lados, tem o Ganso. Os 8x0, com a "apresentação" de Neymar fazendo blague com o treinador adversário que o desdenhou, afirmando que ´não o conhecia´, fecharam o espetáculo. Isto é Brasil. O resto, bem, é o resto, são “todos chicanos”...
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Editor da vida alheia. Veja o ´naneteblog´
Ghost-writers sempre existiram, mas antigamente era proibido se falar
a respeito, quase um tabu. Embora grandes escritores tenham se dedicado
a essa atividade como meio de sobrevivência, como Clarice Lispector e
Autran Dourado, por exemplo, eles nunca puderam admiti-lo publicamente.
Com o incremento do mercado editorial, mais personalidades passaram
a ser convidadas a escrever seus livros, mas elas nem sempre têm ...
(CONTINUA ... )
ENTRE NO BLOG da NANETE:
http://naneteblog.wordpress.com/
sexta-feira, 4 de maio de 2012
O merecido espaço para Landell de Moura na memória nacional
Padre-cientista Landell de Moura é reconhecido como um dos Heróis da Pátria.
Ele é o inventor do rádio mas que AINDA não está reconhecido como tal no mundo.
VEJA MAIS no site JornalistaseCia, pilotado pelo jornalista Edu Ribeiro.
http://www.jornalistasecia.com.br/edicoes/jornalistasecia844we52.pdf?__akacao=832797&__akcnt=seqTeste&__akvkey=acf4&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Jornalistas%26Cia+--+Edi%E7%E3o+844+%28Cortesia%29
Assinar:
Postagens (Atom)