domingo, 1 de dezembro de 2013
Conto de domingo: como calcular o índice FIB ?
Felicidade Interna Bruta
No topo da Terra, quase arranhando o céu ( a mais de 3.000 m de altitude), está o Butão. Um país asiático, na região do Himalaia, que viveu séculos e séculos isolado do resto do mundo mostra que Sabedoria pode, sim, mudar pessoas e as pessoas mudam o mundo. Ali foi criado o índice FIB: Felicidade Interna Bruta.
Na internet dá para se encontrar o seguinte: “Felicidade Interna Bruta é mais
importante do que Produto Interno Bruto”. A frase foi cunhada por Sua Majestade o 4º Rei do Butão, que é o autor do conceito do FIB. O atual rei é o 5° da História.
Estava eu aqui pensando com os meus botões... já que o PIB brasileiro tá uma porcaria mesmo, porque o governo não adota o FIB e manda o PIB às favas ?
Brasileiro nem sabe onde fica o Butão mas isto é só um detalhe. Não demora e logo cria-se um slogan em cima do FIB e, pronto, ele estará “tropicalizado”. E não demora nadinha também... e aparecerá algum político dizendo que nunca antes na história deste país o povo foi tão feliz, daí porque “ele” teve a genial ideia de criar o FIB, “o mais brasileiro de todos os índices”...
P´ra consensar, como se diz alhures, todo mundo vai aceitar como coisa brasileira o FIB. Aí ficarão o Samba, o Futebol, a Jabuticaba e o FIB como marcas deste povo engenhoso.
Feito isso, passaremos à SEGUNDA FASE do FIB. Ou seja, como é que se calcula a bagaça ??? Economistas vão virar o zoínho ao ouvir esta pergunta. Matemáticos perderão o sono, advogados pensarão nas brechas do FIB, sociólogos hão de querer a coordenação geral, o PMDB pensará em criar o Ministério do FIB, antropólogos já estarão na rua no dia seguinte, junto de mais um monte de “ólogos” querendo tirar casquinha desta coisa sagrada que é o FIB.
Eu, como comunicólogo, entrarei no pezinho da lista (ou seja, aos 44 do 2° tempo) e vou dar meus pitacos. E antes que algum aventureiro lance mão disso, estabelecerei a metodologia de cálculo do FIB. De forma simples, pragmática, e só com palavras em português que é pra todo mundo entender.
Então, a coisa poderia ficar assim: Índice de Cálculo do FIB.
Pra ficar facinho pra bugrada, vamos imaginar um FIB de 100 como a Felicidade Suprema. E cada indivíduo poderá calcular o seu próprio índice. Como papel é artigo cada dia mais raro na casa das pessoas, minha sugestão é rabiscar a lateral da geladeira com carvão (se ela for branquinha, vai ajudar muito) e fazer a tabulação. Calcule o índice assim:
Vc acorda de bom humor / + 10 pontos ;
Vc é acordado/a no meio da noite pela cachorrada de rua e não dorme mais / -8 pontos ;
Ela/e solta um pum debaixo das cobertas / - 20 ;
Seu time ganhou (só vale pra torcedor da 1ª Divisão, ok ?) / + 5 ;
Seu time perdeu / -6 ;
Namorado/namorido ´dá uma de galo´ / -15 ;
Mulher vai deitar “quietinha” porque está com dor de cabeça / -12 ;
A mulher (patroa ou namorada) avisa que vai querer discutir a relação / - 50 ;
Sogra vai passar o Natal na sua casa / -49 ;
Namorado vai jogar bola e adia aquela saidinha pra semana que vem / -30 ;
Vc recebe um telefonema da sua Musa antes de deitar só pra dar beijinho / + 70 ;
Cliente vai te apresentar para um multinacional que está chegando no país / + 67 ;
Neste Natal não vai rolar peru, só o Chester, mas sem a musiquinha da Simone / +73 .
FELIZ NATAL !
Assinar:
Postagens (Atom)