domingo, 11 de outubro de 2009

A Pequena Notável

Foi um "orgasmo auditivo". Quem tem menos de 30 não vai saber e quem tem mais pode morrer de inveja. Não se trata de ser saudosista ou "atualista", mas de vez em quando é tão bom revisitar o passado...

Como tenho mais de 30 (BEEEEEEEM MAIS !!! hehehehe) ouço rádio AM. Algo "ligeiramente" pré-histórico no mundo do MP 3, 4, 5... mas importante para quem se pretende estar antenado no mundo.

Ouvi neste domingo, 11 de outubro, o programa Memória da Rádio Bandeirantes. Ouvi Hélio Ribeiro entrevistando Elis Regina (gravação de fevereiro de 1976), no progrma da época chamado "O Poder da Mensagem". Há que ser ouvido, nem dá pra explicar.

A polêmica Elis, casada com César Camargo Mariano naquela oportunidade (e mãe de Pedro Camargo Mariano, pra quem tá chegando agora... e mãe de Maria Rita, pra quem nunca tinha ouvido falar...), deu longa entrevista a Hélio Ribeiro. Parafraseando Luciano Huck, "LOUCURA, LOUCURA, LOUCURA" !!!

Portoalegrense de nascimento, a Pequena, com "P" MAIÚSCULO, foi para o Rio e depois veio a Sampa, trazida por Walter Silva (o Pica-Pau) pra cantar no Teatro Paramount. Era a uma tal de MPB explodindo naquele momento (segunda metade dos anos 1960). A exemplo de Ayrton Silva e tantos outros ídolos brasileiros, Elis Regina era corintiana.

Nas palavras do Pica-Pau do rádio, "Elis foi para o Brasil o que foi Edith Piaf para a França e Amália Rodrigues para Portugal". Sobre isto nada mais é preciso dizer.

Quem ouviu Elis Cantar, viu Pelé jogar e Tom Jobin compor sabe que ter mais de 30 não deve ser motivo de gozação de pessoas mais jovens (não necessariamente em espírito, mas no número do RG) e sim um raro prazer.

Um comentário:

  1. Inesquecível Elis, além da voz lindíssima, dotava as músicas que cantava de uma interpretação visceral, emocional, real, e por isso mesmo, as tornava eternas. E fora isso, posicionava de maneira marcante em entrevistas, sobre política, sociedade, costumes... Há um vox populi impagável com ela, que vez ou outra é reprisado na TV Cultura, no qual ela interage com o povão de uma maneira linda...

    ResponderExcluir