terça-feira, 27 de abril de 2010

Empate técnico. Ou, é o Timão crescendo dia-a-dia...

do SITE DO UOL - 27/04/10 - 07h54

Segundo Datafolha, desconsiderando as margens de erro, duas maiores torcidas do Brasil se equivalem
EVELSON DE FREITAS/AGÊNCIA ESTADO/AE

As torcidas de Corinthians e Flamengo vivem um velho embate, alimentado pela grande popularidade que têm no Brasil: qual delas é a maior?Nesta terça, uma pesquisa divulgada no jornal Folha de S. Paulo colocou ainda mais lenha na fogueira, ao afirmar que, hoje em dia, a torcida rubro-negra já não é mais tão soberana quanto antigamente e que há um empate técnico (quando a diferença está dentro da margem de erro) com a torcida corinthiana.

O instituto Datafolha entrevistou 2.600 pessoas de 144 municípios brasileiros entre os dias 15 e 16 de abril deste ano e constatou que 17% dos torcedores torcem para o Flamengo, contra 14% do Corinthians.

Ou seja: considerados os dois pontos percentuais de margem de erro para mais ou para menos há um empate.

Apesar do título brasileiro do Flamengo, a presença de estrelas como Ronaldo e Roberto Carlos, aliada ao ciclo positivo que o time vive desde 2008 fizeram com que a torcida corinthiana crescesse 1%, mesma porcentagem da queda flamenguista, a maior marca desde quando a pesquisa iniciou, em 1993.

Na sequencia, vêm São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (4%), um empate entre Cruzeiro, Grêmio e Internacional (3%) e outro empate entre Santos e Atlético-MG (2%). Fluminense, Botafogo, Bahia, Vitória, Seleção Brasileira, Sport e outros ficaram com apenas 1% e os declaram não torcer para nenhum clube somam 25%.

Voltando a Corinthians e Flamengo, se considerarmos apenas a região sudeste, sede dos clubes, a massa alvinegra está bem à frente: 19% contra 13%.

No Sul, também há vantagem dos paulistas: 8% contra 7%. Já os cariocas levam grande vantagem nas regiões Norte/Centro-Oeste, com 27% a 10% e no Nordeste com 24% a 10%.Ranking das Torcidas:1. Flamengo - 17%2. Corinthians - 14%3. São Paulo - 8%4. Palmeiras - 6%5. Vasco - 4%6. Cruzeiro, Grêmio e Internacional - 3%9. Santos e Atlético-MG - 2%11. Fluminense, Botafogo, Bahia, Vitória, Seleção Brasileira, Sport e Outros - 1%15. Não tem time - 25%

2 comentários:

  1. Mesmo que o Corinthians tenha um só, eu fico. Esse (ops!) essa uma sou eu!... hehehehehehehe (Salve o Corinthians...)

    ResponderExcluir
  2. Somos MILHÕES em plena e completa efervescência. Segundo alguém aí (Ibope, talvez?) somos 30 milhões (não sei se isto é confiável). Mas o número é o que menos importa. Importante é a QUALIDADE.

    Torcer para o Corinthians é um grande porre de espírito. Isso não dá para explicar, apenas sentir.

    ResponderExcluir