sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

HERANÇA BENDITA-2: Brasil é promovido de “desastroso” a “muito ruim”

NOTÍCIA
Entre os estudantes de 65 países pesquisados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (que leva a sigla PISA, em inglês), a China é o país em que os estudantes obtiveram a melhor pontuação em leitura. O Brasil terminou em 53° lugar.

O exame é coordenado Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) que avaliou em 2009 o conhecimento de 470.000 estudantes em leitura, ciências e matemática.

Nesse ano, a área que teve ênfase foi a de leitura. Na pesquisa anterior (em 2006, primeiro mandato do governo Lula) quando 57 países foram avaliados, os brasileiros terminaram na 54ª posição.

COMENTÁRIO
Em um país onde pessoas gostem de estudar, e se esforcem para ter uma vida melhor preferindo livros às trafulhas, isso é de meter vergonha.

Como o exame é internacional, veículos de comunicação divulgaram e até comentaram. A revista The Economist saiu-se com esta sobre o Brasil : “O país do ´desastroso´ para o ´muito ruim´ ”.

Mas na opinião do presidente ´pato manco´ (em fim de mandato, segundo a expressão usurpada da política norte-americana), que conseguiu honrosos 54° lugar (entre 57 avaliados, em seu primeiro mandato) e 53° lugar (entre 65, no seu segundo mandato) a herança que ele deixa à sua sucessora é uma “herança bendita”...

3 comentários:

  1. Ninguém aqui quer lembrar que a educação básica está nas mãos das administrações estadual e municipal, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Não podemos esquecer, que segundo dados do póprio IBGE, o analfabetismo aumentou no governo Lula, assim como a evasão escolar nas Universidades Federais.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Alan e Waldemar pelos comentários. A contribuição de vcs só enriquece o "debate nacional" e faz cair a ficha muitas vezes.

    Caro Alan,
    os números do PISA referem-se a países e não a partidos políticos que governam este ou aquele Estado, Distrito ou Província. Uma política nacional de educação, por exemplo, é feita pelo governo federal e as demais instâncias o seguem.

    Portanto, não adianta um certo governante jactar-se de certas bravuras junto a uma multidão de miseráveis e puxa-sacos, se os números o desmentem, como bem lembrou o Waldemar.

    Outra coisa: não quero partidarizar a discussão, porque este não é o objetivo do PISA, insisto, mas se a gente pegar índices de governos do PT, como o Pará e o Piauí ou do Maranhão, governado há séculos pelos diletos amigos do presidente Lula, os dados são assustadores. Vejamos:
    PARÁ - A distorção (equação série / idade) é de 62% no ensino público, contra 16% no privado;
    PIAUÍ - Distorção de 82,6% no ensino público;
    MARANHÃO - Distorção de 70%.

    Acho que iso é suficiente para te esclarecer, ok ?

    Quando pensarmos em BRASIL, é preciso pensar no BRASIL DE TODOS e não apenas em alguns poucos companheiros filiados a este ou aquele partido, ok?

    Abraços e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir