terça-feira, 7 de junho de 2011

Despedidas

Hoje é um dia de despedidas. No Pacaembu será a vez de Ronaldo Fenômeno dar adeus à torcida brasileira, com a camisa canarinho. Na Assembléia Legislativa do Estado de S.Paulo o ex-deputado e ex-presidente do Corinthians Wadih Helu estará sendo velado. Morreu o dr. Wadih, como era chamado por todos, o também advogado que dirigiu o Corinthians entre 1961 e 71.

Eu, garoto ainda, trabalhei com o dr.Wadih no clube. Era auxiliar de escritório e, na Secretaria do Clube, o via passar sempre apressado, mas com o seu jeito característico bem pausado de falar e vestido em ternos claros. Chegava ao clube de fusquinha bege (aquele café com leite escuro). Ali ia conversar com seu administrador, Antonio Maida; com o Fred, da Tesouraria; e com Antoninho de Almeida, chefe da Secretaria. Antes de estender o cumprimento geral, o telefonista Artidônio Pires se levantava e fazia as mesuras. O Grande Gegê, auxiliar na gestão administrativa, também o cumprimentava de forma efusiva, a exemplo do gerente de futebol, o simpático caipira René. De Pires não tive mais notícia, mas os demais também já partiram.

A molecada cochichava: “Olha aí ... o ´Didico´ tá chegando, tá chegando...” Dessa molecada fazia parte eu, o filho do Paulo roupeiro (perdoe a falha de memória, mas esqueci seu nome) e o Zé Luis (filho do goleiro Cabeção). Ficávamos quase em posição de sentido, instados pelo nosso chefe Antoninho de Almeida. O País vivia os “anos de chumbo”. Eu ainda não entendia direito as coisas da política, mas respirava igualmente um ar denso, pesado, por tudo quanto é canto.

Wadih foi um bom gestor para o Clube, mas ruim para o futebol. Foi em sua gestão que o time passou 11, dos 23 que ficou na fila tentando um campeonato.

Já Ronaldo – que tem em comum com Wadih a camisa do Corinthians e o futebol – vai deixar mais saudades ainda. A gente, que já tinha se acostumado com a aposentadoria dele, ao vê-lo em campo vai ter vontade de pedir a este gênio que continue jogando “só mais um pouquinho”. Ainda que se arrastando em campo 2/3 do tempo e correndo 1/3...

Valeu Ronaldo. Agora esperamos vc marcar a despedida oficial, no campo, com o manto sagrado do nosso Timão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário