terça-feira, 22 de novembro de 2011

Analfabetismo no Brasil ainda é maior que no Zimbabwe

( http://www1.folha.uol.com.br/saber/1007173-analfabetismo-cai-no-brasil-mas-ainda-e-maior-que-no-zimbabue.shtml )

NOTÍCIA
A taxa de analfabetismo entre a população com 15 anos ou mais diminuiu 4 pontos percentuais entre 2000 e 2010, segundo os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira. O número caiu de 13,6% para 9,6%.

Na área urbana, o indicador passou de 10,2% para 7,3% da população. Já nas áreas rurais, ele teve uma melhora de 29,8% para 23,2%.
Nos Estados, a menor taxa de analfabetismo foi encontrada no Distrito Federal (3,5%) e a maior em Alagoas (24,3%).

Apesar do avanço, o índice de analfabetismo no Brasil ainda está acima do de muitos países. De acordo com dados de 2009 do Banco Mundial, a taxa de analfabetismo era de 8,14% no Zimbábue, país africano com PIB per capita igual a 5% do brasileiro.

A média mundial, segundo as estatísticas, foi de 16,32%. A menor taxa foi encontrada em Cuba (0,17%) e a maior no Chade (66,39%).

(a notícia é extraída do site uol)

COMENTÁRIO

O governo brasileiro que se ufana de ser a 8ª economia mundial, de emprestar dinheiro para o FMI e ter o delirante desejo de dar conselhos à União Européia e aos Estados Unidos, consegue a proeza de ficar atrás do Zimbabwe (antiga Rodésia).

Nada contra os irmãos africanos. Ocorre que o perfil de desenvolvimento dos dois países é desproposital, daí o espanto da comparabilidade. O Zimbabwe, que tem renda per capita equivalente a 5% do brasileiro, é um país cuja expectativa de vida é de 43anos, registra 58 mortes por mil nascidos vivos tem o pior IDH do planeta, segundo dados de 2010, e até dois anos tinha uma INFLAÇÃO de 98% AO DIA !!!

Mas, ainda assim, investe firme em educação e tem índice de alfabetização mais civilizado que este do Brasil, cujo ministro Fernando Haddad já empina o peito para disputar a Prefeitura da maior cidade do seu país (São Paulo)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário