terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O bad boy e a frouxidão da ´çeguranssa` no Carnaval de Sampa

Faltavam apenas duas notas pra Mocidade levantar o caneco do Carnaval 2012 de São Paulo. Ou não (como diria Caetano, em sua prosa...)

Os desfiles tinham corrido muito bem, a apuração seguia tranquila até que... bem no finalzinho, ânimos (sempre) exaltados de alguns dirigentes e torcedores presentes ao Anhembi e começa a agitação.

Em segundos, um homem ao estilo bad boy, da Império da Casa Verde, pula grades, entra no reservado da Mesa, empurra um homem da coordenação, pega os envelopes com as notas dos jurados e sai rasgando, de volta pra galera. Televisionado AO VIVO, fotografado, e devidamente identificado pelos presentes, armou um espetáculo digno de selvageria cinematográfica - com truculência e espírito inconformado de perdedor - e saiu "de boa" da cena.

Homens de terno preto, dito seguranças, não fizeram absolutamente NADA. Policiais Militares, armados com revólveres e cassetetes, idem. Todos assistiram ao bad boy estragar a festa. Um bando de frouxos.

E... como o vagabundo do bad boy não terminou estirado no chão com a cabeça rachada, espalhou-se o cheiro da impunidade e da desordem, coroado pelo vandalismo. Sequencialmente outros torcedores, de camisas verdes, pretas, brancas e multicoloridas se misturaram para protagonizar algo vergonhoso não só para São Paulo, mas para a humanidade.

Uma pequena multidão de pessoas (será ?) da Gaviões da Fiel desceu das arquibancadas e acabou de avacalhar a coisa. De forma igualmente indigna saiu nos cascos, arremessando grades, batendo boca com PMs e ganhando a pista da Marginal. Cercados por um cordão de PMs, os torcedores da Gaviões seguiram caminhada até a sede, no bairro do Bom Retiro, protagonizando outras cenas lamentáveis como chutar carros e a proteção das paredes do sambódromo. Em meio a isto, carros alegóricos foram incendiados (uns 2 ou 3, pareceu-me pela tv).

Triste, muito triste tudo isso para um país que vai organizar Copa do Mundo, Olimpíadas, alcança a 5ª posição no ranking da economia global e quer ter acento no Conselho de Segurança da ONU.

Acredito eu que não deva existir argumento e tampouco contemporização com os vândalos, mas que a segurança foi frouxa, ah isso foi. PMs, Guarda Municipal e particulares não deram de um único carinha. Por mais rambo que ele fosse, o cara não entrou nem saiu voando do lugar. Ele saiu andando. E só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário