segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Carta Aberta a Arthur Zanetti

http://www.plurale.com.br/site/noticias-detalhes.php?cod=15053&codSecao=2

Caro Arthur Zanetti,

No presente, nossos olhos e ouvidos têm sido torturados por uma série quase interminável de escândalos. É roubo atrás de roubo. Nem talheres os cleptomaníacos têm perdoado. Tampouco a merenda das crianças. Uns roubam na cara dura e saem dando risada, outros procuram ficar “na migué” enterrando as doletas nos paraísos.

O futebol, que por muitos e muitos anos encantou e alegrou gerações, já não é o mesmo faz algum tempo. Até isso conseguiram estragar. Vemos de denúncias de escândalos na base de times grandes, de vendas de jogadores inadequadamente contabilizadas a roubo de medalhinha de juniores. Sem contar com a pífia atuação, diametralmente oposta aos egos cada vez maiores de uns moleques tolos que ficam ricos do dia pra noite. O desrespeito tem sido quase uma constante com os brasileiros normais, aqueles que trabalham e buscam ter uma vida decente.

Mas, em meio a tanta falcatrua e desencanto... a gente peneirando sabe que encontra boas pedras em solo pátrio. Afinal, o Brasil é grande demais para um bando de lacaios ser considerado seu representante. O Brasil tem gente decente. E muita ! O nosso Brasil tem gente como você, Arthur, pessoa humilde, séria e que trabalha permanentemente para se aprimorar e defender dignamente o pão de cada dia. Uma vez mais o atleta nos mostra altíssima performance profissional que a todos enche de satisfação. Medalha de Ouro em Londres, não perdeu o pique; nem a simplicidade.

Ainda me lembro de quando o entrevistei, há quatro anos, e você me contava como dividia o quarto com seu irmão, da simplicidade da família etc. Falei com o Marcos Goto também, seu técnico, em São Caetano do Sul (nesta Olimpíada, Goto foi técnico de Zanetti e de Diego Hypólito, medalhista na ginástica). Nesta mesma época conheci um outro campeão, pessoa absolutamente admirável: Servílio de Oliveira. Pela oportunidade da Rio 2016, decidimos, a editora de Plurale – Sônia Araripe – e eu, republicar a matéria porque estava razoavelmente bem escrita e refletia o OURO PURO que tínhamos em mãos. Não o ouro em medalha, ou em barra, mas em matéria-prima jornalística. (Leia em Plurale )

Você, Zanetti, nos faz maiores a cada aparição. És o exemplo para as gerações atuais e futuras, de que a honestidade de princípios vale a pena. Com seu gesto firme e contagiante alegria, com suas palavras simples e diretas, volta a nos encantar. Você é um gigante! Ganhar mais uma medalha para a sua carreira é importante, mas para nós, leitores e meros acompanhantes do esporte, a cor da medalha, ou a existência desta, não faz diferença.

Saber que existe no nosso time um atleta de altíssimo nível e um homem íntegro como você já é o suficiente. Zanetti, você lavou a alma de uma legião de brasileiros. Assistir ao ginásio todo te aplaudir, e ver gente chorando, para mim valeu muito. Obrigadíssimo, meu brother. Sou grato por tê-lo entrevistado e por ser o seu compatriota. E quando quiser continuar aquele papo de irmos juntos a Floripa, ainda está de pé.

Receba o meu abraço e admiração,

Nelson Tucci, brasileiro e jornalista.

Um comentário:

  1. Nelson...vc trouxe história de batalha...grandeza por mérito...o maior mérito são aqueles que vencem por determinação; garra,sofrimento.Assim são grande maioria dos nossos atletas..que as vezes ressurgem do anonimato..das periferias esquecidas por todos nós. As vezes os maiores vencedores principalmente no esporte...muito das vezes passam fome,não tem dinheiro do transporte...mas a perseverança a garra falam mais alto.É como nascer uma flor no asfalto. Parabéns! Pelo texto Nelson...Feliz por compartilhar.Abraço

    ResponderExcluir