sábado, 27 de março de 2010

Sangue de Boi no Maranhão

Maranhão - PARTE I

NOTÍCIA (no site do UOL)

Morre a 16ª criança que esperava vaga em UTI no Maranhão

ESTELITA HASS CARAZZAI
da Agência Folha, em Imperatriz (MA)

Poucas horas antes de Mayara Coelho Francelino, 8, ser transferida a uma UTI somente após ordem do governo estadual, a recém-nascida de Gleiciene Gino da Silva --que nem nome chegou a ter-- morreu e se tornou a 16ª vítima do ano que, mesmo com decisão judicial, não conseguiu vaga em UTI em Imperatriz (MA).

A filha de Silva tinha liminar da Justiça expedida às 20h de anteontem. Morreu uma hora depois. Nascida de forma prematura às 13h, veio às pressas para Imperatriz no colo da avó. A cidade tem 44 leitos públicos de UTI e 17 particulares. O ideal seriam 120, segundo o Ministério da Saúde.

Ela teve meningite e estava havia 16 dias no hospital municipal.
..............

Maranhão - PARTE II

Governo da Suíça bloqueia US$ 13 MI de Sarney

NOTÍCIA PUBLICADA PELA FOLHA DE S.PAULO

O governo da Suíça encontrou e bloqueou conta de US$ 13 milhões controlada por Fernando Sarney, filho mais velho de José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, informa reportagem de Leonardo Souza e Andreza Matais publicada nesta quinta-feira pela Folha.
Os depósitos foram rastreados a pedido da Justiça brasileira. Segundo a Folha apurou, o dinheiro não está declarado à Receita. O bloqueio ocorreu quando Fernando tentava enviar recursos da Suíça para Liechtenstein, paraíso fiscal.

A medida é administrativa; se comprovado que o dinheiro tem origem ilícita, o bloqueio passará a ter caráter criminal, e os recursos poderão ser repatriados.
Fernando Sarney disse que soube do assunto pela Folha e afirmou que não falaria do que não conhece. Procurada, sua defesa não ligou de volta. Segundo o senador Sarney, "Fernando é maior de idade e tem advogado constituído".

COMENTÁRIO:
Fernando Sarney é uma espécie de Tesoureiro do Clã, pra quem não sabe. É o mesmo que impede o jornal O Estado de S.Paulo, na Justiça, de publicar as denúncias originárias de uma operação policial denominada Boi Barrica.

Enquanto isto, a filhinha recém-nascida de Gleiciene, uma maranhense que certamente não deve ter casa na Praia do Calhau e nem passagem de avião para correr pra São Paulo quando fica dodói, deu adeus mesmo antes de começar a vida.

Este é o Maranhão. O estado brasileiro com o pior IDH, governado agora pela filha Roseana representando o Clã, cujo patriarca recebeu uma dolorosa saraivada de denúncias, ano passado, sendo ardorosamente defendido pelo amigo de plantão, o conterrâneo nordestino Luis Inácio da Silva, afirmando que José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, o senador José Sarney, "não era um homem comum" e por isso mesmo não poderia receber tanto, digamos, desgosto...

Um comentário:

  1. Continuo me perguntando porque Lula insiste tanto em defender Sarney... Infelizmente, isso é Brasil! Sorte que Brasil não é só isso!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir