sábado, 8 de maio de 2010

Ficou ´baba´ entender o Mercado de Capitais.

Análise de ações pode não ser algo assim tão simples; nem tão complicado que ninguém possa entender. Atualmente são consideradas variáveis que extrapolam o modelo tradicional, como guidance, aspectos comportamentais e temas emergentes que ampliam a análise, como mudanças climáticas, aquecimento global etc.

Trazendo o tema pra atualidade, com linguagem simples e direta, o professor Carlos Alberto Di Agustini parece ter resolvido bem a equação. Permeado de fotos e ilustrações, em 256 páginas, “Mercado de Capitais e Análise de Ações” é um livro fácil e gostoso de ler.

Di Agustini, um desses ilustres corintianos que só enchem de orgulho a Fiel, descreve os “Pecados Capitais” dos neófitos no mercado de ações, trata das Negociações Online, do Índice de Sustentabilidade Empresarial, Novo Mercado, Governança Corporativa, Aluguel de Ações, Análise Gráfica x Fundamentalista, Aspectos Comportamentais e se permite encerrar com uma parábola de índios lenhadores (de conhecida divulgação pela internet).

Mercado de Capitais e Análise de Ações – Fundamentos & Avaliação” (Globus Editora) acaba de ser lançado e está dividido em 19 Capítulos, sendo que o penúltimo, que trata de Guidance, é escrito por um colega seu, professor Turíbio de Oliveira, pró-reitor da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), no qual o autor diz que as empresas que adotam o guidance “demonstram ser mais transparentes em seus ambientes de atuação”.

Di Agustini é professor da Universidade de São Caetano do Sul (USCS) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sendo pós-graduado em Finanças pela PUC, FGV, New York University e University of Califórnia. Autor de vários livros, também tem trajetória na iniciativa privada (ABN/AMRO/ Volkswagen Banco Itaú e Caterpillar Financial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário