domingo, 27 de junho de 2010

Importações crescem, crescem... E acendem a "luz amarela"

O Estadão veiculou neste domingo, dia de jogo entre Alemanha e Inglaterra, o seguinte:

"O volume de compras do País em maio superou em 5% o pico de julho de 2008. O cálculo do JP Morgan, com dados da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), desconta a sazonalidade e considera média trimestral. De janeiro a maio ante igual período de 2009 (auge da crise), a alta é de 41,5%. "

Inibir as importações agora não é desejo do governo, porque isto poderia provocar reação noutra ponta, ou seja, "asssustar" os investidores estrangeiros, coisa que o governo em plena campanha eleitoral não vai fazer.

Mas que no médio e longo prazos isso preocupa, ah preocupa !

ALGUNS ITENS:

TECNOLOGIA - Ainda segundo o Estadão, empresas de tecnologia estão importando significativamente mais que em 2009. As compras externas da Philips - cita - subiram 598%, da Foxconn, 204%, da Samsung, 101%, de janeiro a maio, conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

CARROS - O volume de automóveis importados, entre janeiro e maio, é 77,5% maior que no mesmo período de 2009 e 25% maior que janeiro a maio de 2008. Somente as importações da marca Hyundai (Coreia do Sul) cresceram 143%. A Caoa, que traz os veículos da marca, importou US$ 592 milhões neste início de ano.

A Renault do Brasil elevou as importações em 140% e a fabricante de máquinas Caterpillar aumentou as importações em 118% neste ano.

2 comentários:

  1. Olá Nelson obrigada pela visita e comentário. Não entendo muito dos percentuais, mas o que me aterroriza é onde vão trafegar tantos carros...Já está dificil nas grandes cidades em horários normais...Nao sei...Se por um lado mostra-se uma economia crescente por outro é evidente a falta de infra estrutura e disciplina no trânsito. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. De forma bem resumida, importação é bom quando se tem muita exportação também. Isso é crescimento. Via de mão única não serve. Acho que não vale discutirmos tecnicamente economia aqui, não é o espaço.

    Quanto ao trânsito, sempre me faço essa pergunta, já que moro na Capital de São Paulo. Em países europeus, DESENVOLVIMENTO vem associado à qualidade de vida. Em Paris, Milão e outras cidades européias se vê muito metrô e bicicletas.

    Para "nossotros", que compramos a ideia americana de GRANDEZA (e nos esquecemos de atrelar a esta a qualidade de vida), um montão de carro na rua é progresso :(

    Sobre educação dos motoristas então... fica difícil escrever, já que uma parte considerável simplesmente não a tem.

    ResponderExcluir