quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A irresponsabilidade grassa na Bahia

NOTÍCIA // DEU NO UOL:

Cerca de 70% de obras em Salvador têm irregularidades, diz Defesa Civil após desabamentoHeliana FrazãoEspecial para o UOL Notícias Em Salvador

Uma casa de três andares desabou no Jardim Nova Esperança, em Salvador
Salvador registrou no final da tarde de terça-feira (10) mais um desabamento na cidade. Uma casa de três andares no Jardim Nova Esperança, periferia da capital baiana, caiu sem deixar vítimas após vizinhos do local ouvirem barulhos do rompimento da estrutura e avisarem o proprietário, que conseguiu fugir com sua família.
Leia mais

Governo anuncia liberação de R$ 10 mi para recuperar 50 casarões em Salvador
Mais de cem casarões tombados correm risco de desabamento em Salvador, diz Defesa Civil

Este foi o terceiro caso em menos de um mês. No dia 17 de julho, quando chovia forte, ocorreram outros dois desabamentos em áreas distintas da capital: um casarão no centro histórico e um prédio de sete andares no bairro de Pernambués. No total foram quatro mortos; uma quinta vítima, que ficou sob os escombros, teve o braço amputado.Na manhã desta quarta-feira (11), funcionários da prefeitura isolaram a área e começaram a retirar parte dos escombros no Jardim Nova Esperança. Técnicos e engenheiros da Defesa Civil constataram que a construção era totalmente irregular. “É uma obra construída sem qualquer critério. Todo o material era inadequado”, disse o engenheiro José Carlos Palma.

Para o subsecretário da Defesa Civil, Osny Bonfim, os últimos acidentes se diferenciam. Segundo ele, o prédio que desabou no dia 17 estava irregular, pois o alvará de construção havia sido negado pelo município, já o casarão no centro estava praticamente em ruínas e o imóvel da noite passada tinha sido construído havia mais de oito anos sem obedecer qualquer norma técnica de construção.

Segundo Bonfim, esse último caso é comum em Salvador. “Conforme um estudo do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), cerca de 70% das obras, sobretudo residenciais, em Salvador possui algum tipo de irregularidade”, afirmou. O subsecretário disse ainda que a construção sem técnica é comum na periferia da capital, onde a famílias com poucos recursos constroem e vão ampliando aos poucos, fazendo os chamados “puxadinhos”, de acordo com as suas condições financeiras.

COMENTÁRIO:
E quem fiscaliza as obras na cidade, no estado ??? Quanta irresponsabilidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário