sexta-feira, 10 de junho de 2011

Lula da Silva é um fora da Lei ?

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva “descumpriu a lei e a decisão do Supremo” por um “juízo puramente arbitrário” calcado numa “suposição”.

A declaração acima é de ninguém menos que o presidente do STF, ministro Cezar Peluso. O supremo magistrado disse isso em seu voto favorável à extradição daquele que parte da imprensa chama carinhosamente de "ex-ativista italiano", Cesare Battisti.

Peluso lembrou que Lula da Silva atropelou decisão anterior do STF que tinha decidido pela extradição da conterrâneo de Berlusconi.

Votaram a favor da extradição os ministros Gilmar Mendes, Ellen Gracie e Cezar Peluso. E foram contrários os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ayres Britto e Marco Aurélio.

Por conta dessaa decisão que, segundo entendidos na matéria, atropela até o direito internacional, o Brasil vai passar "mais um carão" correndo o risco de voltar a ser tratado como uma mera "República de Bananas", ao invés do tal País emergente que pretende influenciar o cenário internacional.

É triste, muito triste.

2 comentários:

  1. O STF escorregou de sua responsabilidade de decidir e jogou decisão de extrema importância nas mãos de um presidente que, já se sabia, tomaria uma decisão política, alinhada com os desejos do ministro da Justiça da época, Tarso Genro. Ora, se os ministros do Supremo são quem tem a "sabedoria" jurídica, porque não decidiram? São eles quem ganham fortuna e tem mordomias mil para dar a palavra final sobre as questões importantes para o País na área jurídica.

    ResponderExcluir
  2. O Celso Freitas está copberto de razão, o STF comeu bola feio quando jogou no colo do Lulla a decisão. Agora, a vergonha ficou completa.

    ResponderExcluir