domingo, 16 de dezembro de 2012

VAI CORINTHIANS! O time de pretos, de brancos e amarelos mostra ao mundo como se vence o preconceito.

Corinthians é time de preto. Verdade. Corinthians é time de branco. Verdade. Corinthians agora é time de amarelos também. Corinthians é time de mestiços. De mulatos, cafusos, brasileiros, italianos, espanhóis, árabes e judeus. De russos, chineses e japoneses. E se existirem homens azuis, laranjas e grenás tb o será. Corinthians é time de pobre. Verdade. Corinthians é time de rico. Verdade. Corinthians é time do povo. Corinthians é time de quem vive de Corinthians e não de dinheiro. Verdade. Corinthians é time que dá orgulho. Corinthians é time que faz a gente sofrer. Corinthians é time que nos faz explodir de alegria. Corinthians é time que nos deixa emocionados. Corinthians é time que nos faz chorar. Corinthians é o prazer incontido.


Quando eu era criança os corintianos sofriam o que hoje chama-se “assédio moral”. Todas as outras torcidas nos odiavam porque éramos grandes e eles não entendiam o por quê disso, já que ficamos sem ganhar um título por 23 anos. A nossa paixão só aumentava e a torcida, que já era a maior, idem. Os “anti” piravam, de verdade. Então encontram o caminho mais pobre ( ou seria podre ?) que um ser humano pode achar: o de desqualificar o nosso Corinthians com sofríveis tentativas de nos carimbar com a marca do injustificável preconceito.

Como nos anos 1960 não existia o tal do “politicamente correto”, eu por exemplo cresci ouvindo os pseudos (e autodenominados) “elitizados” dizerem que o Corinthians era “time de pobre”. Os europeus e seus descendentes com o velho preconceito arraigado, que trouxeram na bagagm do Velho Continente tentavam desqualificar o time chamando-o de “time de pretos”. Mais tarde, os que se achavam paulistanos acima do bem e do mal diziam que éramos “time de baiano”. Mais tarde, que éramos “time de bandidos, ladrões” etc etc etc... Agrediam-nos de todas as maneiras que entendiam válidas. Era a barbárie corroendo a alma dessa gente, que destilava venenos e inverdades de toda ordem.

Continunado esse odioso “bullying”, bem mais tarde, como não tinham mais o que dizer... apegavam-se na “falta de títulos”. Depois, na falta do título BRASILEIRO (não valia Rio-São Paulo e outras competições). Mais adiante, na falta da Libertadores e, por fim, na falta do Mundial de Clubes. Ah, eu já ia esquecendo do estádio também...

Nós, corinthianos ( com “h” é nossa opção ), nos apegamos ao Corinthians e a tudo o que ele nos dá de maior: emoção e verdade. Qualidades inigualáveis que só aqueles que tÊm sabem dizê-las. Superamos barreiras, uma a uma. Hoje o time tem 2 títulos mundiais, 5 brasileiros, é o maior campeão paulista de todos os tempos e por aí vai. O nosso estádio vai abrir a Copa do Mundo no Brasil e já se desconfia que... temos não só a CAMISA MAIS VALORIZADA do PAÍS e TODA A AMÉRICA LATINA, como também a maior torcida do Brasil.

O Corinthians era, e é, time de pretos. De brancos. De Amarelos. Tem bandidos tb que torcem pelo time, certamente. Tem gente de bem. Gente de alma elevada. É time de baianos, sim. De pernambucanos. De cariocas. De mineiros. De goianos. De cearenses de montão e de paranaenses então... É time de paulistas. É um time, sobretudo, de brasileiros. O Corinthians abraçou, desde sempre, o operário paulista, o carcamano italiano, o migrande nordestino, o paulistano da gema, e vários imigrantes. Assim foi construída a nossa História. Com ACOLHIMENTO (hj tb chamada de inclusão). Um time assim, forjado na raça, ou nas raças, se amalgamou e extraiu de todos um pouco.


É esse time que foi ao Japão, supreendeu a FIFA e deixou japoneses e europeus boquiabertos, o adversário inglês inclusive. A nossa FIEL TORCIDA invadiu o Japão e transformou o estádio nipônico em um estádio brasileiro. As arquibancadas foram tingidas de preto e branco e o idioma era o português. O Corinthians atravessou os mares, virou o globo de ponta-cabeça e resgatou a DIGNIDADE DO FUTEBOL BRASILEIRO. E isto não é pouca coisa, convenhamos.

EM 102 anos de História de pura emoção, o Corinthians só cresceu. E hoje é REFERÊNCIA nacional e internacional. Não sofremos mais “assédio moral”, apenas inveja. E desta São Jorge cuida, afastando todos os demônios que pretendem perturbar a nossa alegria e paz de espírito. VAI CORINTHIANS!

Um comentário: