quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Garantido, né? Para os outros, não para nós. A China é a nova colonizadora.

Quando eu era criança não entendia direito certas coisas. Aí virei adolescente e as coisas ficaram ainda mais confusas. Eu queria mudar o mundo, mas não sabia direito como. Fiquei adulto. E sempre estudando... aí começaram a cair algumas fichas.


Como a esmagadora maioria (expressão que se usava muito à época) dos meus amigos e convivas, não gostava do regime militar. Não demorou e a insatisfação virou indignação. Um dos motivos - entre tantos - era o esbulho praticado contra nós pelos europeus e norte-americanos. Eles rapinavam e/ou compravam as nossas riquezas “a preço de banana” (outra expressão de época), desde sempre, processavam as nossas riquezas naturais (ouro e outros metais preciosos, soja, café etc) e nos vendiam manufaturados. A gente dava o que os caras precisavam e comprávamos os manufaturados ao preço que eles queriam nos vender. Era um sentimento pesado, ruim, de uma auto estima coletiva lá no dedão do pé.

Aí acabou a ditadura militar, o país começou a respirar ares democráticos, os governos foram se sucedendo... E o que vemos hoje, em plena segunda década do Terceiro Milênio?

A CHINA É A NOVA COLONIZADORA COMERCIAL
Somente no primeiro semestre de 2012, o Brasil importou US$ 18 bilhões em produtos chineses. Embora a balança comercial seja favorável ao nosso país (exportou US$ 25 bilhões), o que mais chama a atenção são os principais produtos que compõem essa relação: enquanto o Brasil envia commodities – soja, minério de ferro e petróleo -, os chineses exportam materiais com “valor agregado” - transmissores, partes de máquinas e máquinas automáticas...

2 comentários:

  1. Os chineses também enfiam aqui um monte de tranqueiras, como óculos, bijouterias, plástico de vestir no celular e vai por aí a fora. Daqui a pouco exportam minhoca pra gente pescar.

    E agora você me deixou com dó dos americanos e ingleses, franceses e outros eses, que perderam a boquinha.

    ResponderExcluir
  2. Agora uma coisa tem que ser dita: Quando o imperialismo chinês mostrar suas garras, vamos ter saudades dos yankies.
    A China é para os chineses. Um extrangeiro não pode se naturalizar chinês em hipótese alguma. Filho de extrangeiro nascido na China é extrangeiro. Aliás, a palavra em mandarin para designar que não é de lá é: Diabo extrangeiro.
    A China é altamente predadora e, considerando que direitos humanos lá entre eles não é lá grande coisa, imagina direitos humanos de quem não é chinês.

    ResponderExcluir