quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Neymargate, o Santos perdeu a chance. Cafajestada 10 x 0 Cidadania. O Brasil está menor.

Escrevi artigo ontem, dia 21 de setembro (veja link da PLURALE, no post logo abaixo)sobre o "Neymargate".

(vejam tb o artigo em http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/tudo-passa-pela-educacao-ate-o-futebol/#comment-5639)



Abro assim o texto:

Cidadania pressupõe respeito. Não dá se para construir uma Nação decente se não houver o exercício da cidadania plena. E para que esta exista, respeito é fundamental. E respeito deriva da educação. Portanto, para se ter respeito basta ter educação e não necessariamente diploma de nível superior ou pós-graduação em língua estrangeira...

HOJE, dia 22, COMENTO:
O técnico Dorival Júnior foi demitido porque resolveu barrar o moleque sem modos. Tal qual um pai responsável, o então comandante disse: "Não sei se isto vai ser o melhor para o time (deixar o menino mimado de fora do clássico contra o Corinthians de logo mais à noite), mas certamente será o melhor para ele".

No comentário que fiz à PLURALE (vale a pena ler) cantei essa bola, mas de forma sutil. A Diretoria do Santos demonstrou não estar nem aí com EDUCAÇÂO, CIDADANIA ou com o PAÍS. O compromisso do Santos hoje - a julgar pela atitude tomada de demitir o manager do futebol que, diga-se passagem, vinha fazendo EXCELENTE trabalho - é com o lucro. Não é, definitivamente, com a EDUCAÇÃO, com a CIDADANIA ou com o PAÍS.

Independentemente do placar de logo mais à noite, a SANTOS já perdeu. O menino mimado perdeu. O futebol paulista perdeu. O futebol brasileiro perdeu.

O Santos pode ganhar de 3x0 com três gols de Neymar. Ou tomar uma outra lavada como aqueles 7x1 em plena Vila vistos na história recente.

O placar é o que menos importa neste momento. O Santos perdeu a chance. Venceu a cafajestada do menino mal criado e sem noção (como dizem os jovenzinhos de hoje). Perdeu, de goleada, a CIDADANIA.

2 comentários:

  1. Concordo com você, companheiro, a educação é o caminho para um mundo melhor, mais ético, humano, menos deslumbrado e arrogante. Era isso o que o Dorival queria ensinar ao Neymar, que ele fosse menos deslumbrado e arrogante. Não deu tempo de fazê-lo, já que o vil metal mostrou as presas afiadas e levou a diretoria do Santos a optar pela grana, pura e simplesmente. Neymar é craque com a bola nos pés, tem um talento raro. Agora, pode acabar virando mico ao invés de mito, se seguir dominado pelo ego - apesar que, convenhamos, o futebol é um meio ególatra ao extremo, um universo quase ficcional de uma quase maioria de heróis e ídolos de mentira. Com as devidas e infelizmente ainda mínimas exceções, como o correto Dorival Junior, que sai como exemplo do imbróglio todo. É isso, deve-se valorizar a postura dele. Queria que meu tricolor o contratasse como técnico. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Tiel. Vc é equilibrado. Paixões à parte, estamos discutindo o futuro do País. À nossa maneira e com nossas armas vamos mudar alguma coisa, eu sempre acreditei nisso.

    Vingamos o Dorival ontem. As coisas vão lentamente voltando ao seu normal. Só espero que futuras vitórias do Santos (que acontecerão em algum momento do campenato) não coloquem essa vergonhosa história pra debaixo do tapete e fique tudo do jeito que está.

    ResponderExcluir