quinta-feira, 14 de outubro de 2010

la solidaridad

O resgate dos 33 mineiros no Chile foi assunto no mundo.

Só à volta da mina de San José (que desmoronou em 5 de agosto e cujo resgate só foi possível neste dia 13 de outubro) existiam 2.000 pessoas, 80% das quais jornalistas de várias partes do planeta. E não teve mais porque mais não fora permitido.

A operação foi revestida de êxito. Os 33 mineiros "atrapados" (presos, em espanhol), por longos 69 dias, saíram vivos e comemorando.

Em meio aquele turbilhão de emoções aconteceu algo que me chamou particularmente a atenção: a fé em Deus !

Ali não se tratava de nenhuma reunião religiosa... Não houve apologia de qualquer seita ou crença específica. Também não tinha ninguém em campanha eleitoral. No momento em que a luta pela vida era o objetivo único, ninguém era de esquerda nem de direita.

A FÉ REMOVEU MONTANHAS. A frase bíblica foi citada várias vezes, pelo presidente do Chile, Piñera, inclusive.

Sou de opinião que mais que um episódio marcante na vida dos chilenos e todos quantos assistiram e acompanharam os lances pela televisão e internet, esse resgate deveria servir a todos como uma profunda reflexão: a de que a SOLIDARIEDADE é mais digna para o SER HNUMANO que homens se explodindo em países desafetos e desafetos retaliando os outros desafetos matando crianças desafetas.

3 comentários:

  1. Gostei muito do texto! Também acredito que sem fé e solidariedade nada disso seria possível!

    Mas também agora a mídia vai falar nisso todo dia, para que as pessoas esqueçam que tantos outros mineiros trabalham em condições subumanas nas minas do Chile!

    ResponderExcluir
  2. Saudos
    http://codigodebarra-revista.blogspot.com/
    http://codigodebarra-fotosymiscelaneas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário, Isabela. Não é função da mídia encobrir erros. O próprio presidente Sebastian Piñera disse que "desenvolvimento não é apenas acúmulo de riquezas", exortando as mineradoras a olhar para o homem, para o trabalhador.

    Vamos ver se o governo Piñera será um aliado dos trabalhadores no quesito segurança daqui por diante, ou se disse aquilo apenas "no calor da emoção".

    Se nós, através das variadas formas de pressão (e a internet seguramente é uma delas, através das mídias sociais que tem proliferado), ajudarmos a cobrar governantes, certamente teremos um mundo melhor.

    ResponderExcluir