domingo, 6 de setembro de 2009

Alemães rejeitam usinas nucleares. E os brazucas ?

NOTÍCIA:

Alemanha 05.09.2009
Acontece em Berlim maior passeata contra energia nuclear dos últimos anos

Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Não faltou energia criativa na manifestação em Berlim

Segundo pesquisa encomendada pelo Greenpeace, 59% da população da Alemanha querem o fim das usinas termonucleares do país até 2020. Na capital, milhares de manifestantes exigem fechamento de depósito de lixo atômico.

No sábado (05/09) aconteceu em Berlim a maior passeata contra a energia termonuclear dos últimos anos. Os organizadores do protesto registraram 50 mil participantes, enquanto a polícia estimou a presença de 36 mil. O movimento contou com o apoio do Departamento alemão do Meio Ambiente (UBA).

Sob o slogan "agora desliguem mesmo", ativistas e políticos exigiram o "fechamento de todas as usinas nucleares em todo o mundo". Contudo, uma das metas mais imediatas dos manifestantes é o fim do depósito de lixo atômico de Gorleben.

Já pela manhã, cerca de 350 tratores daquela região dirigiram-se ao Portão de Brandemburgo, em Berlim. Manifestantes de toda a Alemanha chegaram à capital em trens especiais e ônibus.
Bildunterschrift: 'Desligar de vez'

Centenas de bandeiras ondulavam na cidade com o slogan dos anos 1980: "Energia nuclear? Não, obrigado". Muitos trajavam fantasias verdes e amarelas, simbolizando os contêineres de lixo atômico. A organização ambientalista Greenpeace participou da ação coletiva com um cavalo de Tróia de sete metros de altura.

Segundo pesquisa de opinião realizada pelo Greenpeace, 59% da população da Alemanha rejeitam a manutenção das usinas atômicas do país, proposta pelos partidos conservadores cristãos (CDU/CSU), da chanceler federal Angela Merkel, e pelos liberal-democratas (FDP). O governo anterior, formado por verdes e social-democratas, estipulara o fechamento gradual das unidades até 2020.

COMENTÁRIO:
Foi no governo Geisel, o general de plantão descedente de alemães, que se efetivou o contrato com a alemã KWU para a construção da Usina de Angra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário