sábado, 19 de setembro de 2009

Irresponsabilidade e mediocridade andam de mãos dadas

NOTÍCIA
(site Comunique-se)

Com fim do diploma, curso promete formar jornalista em 45 horas

“Diploma não é necessário. Para trabalhar como Jornalista, faça um curso rápido”.

É dessa maneira que a empresa "Cursos 24 Horas" anuncia treinamento para pessoas interessadas em trabalhar com jornalismo na Internet. Com custo de R$ 40 e duração de 45 horas, o curso promete formar “um Cyber Repórter de sucesso”.


COMENTÁRIO:
A irresponsabilidade e a mediocridade estão de mãos dadas. O país tem, OFICIALMENTE, 14 milhões de analfabetos. No Brasil considera-se analfabeto quem não sabe ler e escrever nada.

Aqueles que rabiscam o nome, tiram título de eleitor, votam e são votados (muitas vezes eleitos sem saber interpretar um texto comum do livro "O Pequeno Príncipe" e saem por aí dizendo as maiores asneiras possíveis) não o são.

A conclusão a que estou sendo induzido é que não existe -- definitivamente não existe ! -- a menor preocupação em tornar o Brasil uma potência, a partir da EDUCAÇÃO. Uma potência só pode ser construída com EDUCAÇÃO, pois ela é a base de tudo.

Não adianta comprar aviões caças e dar um cursinho de 45 horas para o piloto manejá-lo, por exemplo... Não adianta construir centros avançados de tecnologia médica e botar um auxiliar de qualquer coisa com um cursinho de 45 horas para gerí-lo.

Jornalista também necessita de formação. Um jornalista, aliás, precisa MUITO MAIS que uma faculdade. Mas o curso universitário é a base necessária para construir o conhecimento e iniciar a sua responsabilidade para com a sociedade e o país. Um jornalista é, antes de tudo, um agente transformador, um formador de opinião. E não dá para se formar opinião, para ajudar a construir uma Nação, intelectualmente, fazendo um cursinho de 45 horas e passar o resto do tempo jogando bilhar, promovendo churrasquinho e tomando cachaça no boteco da esquina.

Um comentário: