terça-feira, 22 de setembro de 2009

Cadê o meu abadá ?

"O que eu faço brincando, você não faz zangado. Não seja vaidoso nem despeitado" - Mestre Pastinha.

Trazida ao Brasil pelos escravos, a capoeira era um instrumento de luta e resistência. De luta corporal e resistência cultural. Miscigenou-se à Bahia e ganhou novos contornos até estabelecer-se como a ARTE MARCIAL BRASILEIRA.

Embora alguns a definam como um misto de "luta e dança", os capoeiristas fazem questão do termo jogar. Portanto, joga-se capoeira !

E foi jogando capoeira que se jogou dinheiro do povo brasileiro pela janela. Do avião ! O Senado da República, também conhecido por Senado Federal ou Câmara Alta, pagou curso para funcionário viajar a Cingapura -- pasme: CINGAPURA país, não o ´projeto de casinhas populares´ -- e... adivinhe para fazer o quê ? Fazer um curso na “Association Of Capoeira Argola de Ouro”.

RELEMBRANDO: CA-PO-E-I-RA é criação brasileira. Cingapura fica na Ásia. Funcionário viaja pra Ásia pra fazer cursinho de luta marcial 100% brasileira. Funcionário tem viagem paga pelo Senado, ou seja, viagem paga por um bando de trouxas que sustentam a vagabundagem de aproveitadores de plantão.

CURIOSIDADE: Quem me conhece, sabe. Meu filho, Thales, é pouquinho mais que professor de capoeira. Na graduação da modalidade, já é contra-mestre. Ele é apaixonado pelo que faz. E o faz por diletantismo. Por isso faz bem.

A maior viagem que o Thales fez pra jogar capoeira foi de São Paulo até a Bahia. Ele escolheu o lugar por dois bons motivos: porque a Bahia é o berço da capoeira e porque foi o máximo que o dinheiro dele (DINHEIRO 100% DELE, não foi nem o pai que pagou !!!) permitiu.

Em casa eu ensinei a prole assim: cada um faz aquilo que o DINHEIRO PRÓPRIO LHE PERMITE. Pode ser o dinheiro do pai ou da mãe e, quando maior, o próprio dinheiro. Apesar de um monte de brincadeiras que sempre me permiti fazer com o meu filho-amigo eu tenho o maior orgulho do Thales. Eu criei um HOMEM, não um rato.

E são os homens deste país, feito o Thales, que eu preciso a meu lado agora. É preciso eliminarmos a casta-parasitária do Brasil. A golpes de capoeira, de judô, jiu-jitsu, boxe, ou mesmo por uma lata de mata-insetos, mas o importante é que possamos varrer da nossa sala essa sujeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário