sexta-feira, 18 de março de 2011

ARTIGO - O QUE IMPORTA É MATAR!

Com a devida anuência do bom e velho companheiro, republico o artigo que saiu no site COISAS DE AGORA (do outro amigo, Ricardo Hernandes), dia 16/03/11.


Percy Faro (*)

Balanço da Polícia Rodoviária Federal revelou que 213 pessoas morreram nas estradas federais do país durante o carnaval 2011. O saldo, 47,9% superior ao do ano passado, corresponde a seis dias de operação - o que significa 35,5 mortes a cada 24 horas.

Você se surpreendeu? Eu não! Depende do ponto de vista que o assunto é encarado.

O inspetor Alvarez Simões, coordenador geral de operações da PRF, atribuiu o alto número de acidentes (4.165) à falta de educação dos motoristas, que não sabem usar com responsabilidade o seu meio de locomoção. Discordo em parte com o inspetor. Vou além da falta de educação, mesmo com plena consciência de que serei crucificado.

Acho que a tecnologia moderna tem muito a ver com a carnificina institucionalizada.
Nada contra os MP4, IPod, celular e GPS da vida, desde que utilizados no lugar certo e no momento adequado. Fora isso o que vejo é um bando de insanos inconseqüentes, zumbis sem vontade própria, incontroláveis, cometendo uma série de barbaridades ao volante dos automóveis. Matam a tudo e a todos, a si próprios, suas famílias, as dos outros e mulheres e crianças que não têm a menor culpa de tais reações assassinas que a cada dia ganham proporções assustadoras.

Analisado sob outro prisma, uma boa leva dos motoristas brasileiros não passa de subproduto pirata, falso, de terceira categoria, impulsionado por uma mente medíocre que não evoluiu sabe-se lá porque – muitas vezes em decorrência de dependências químicas - que o transformou em um ser maquiavélico, despojado das mínimas condições de conviver em grupo. Usa o carro como arma e com ela nas mãos julga-se capaz de sobrepor-se aos seus semelhantes.

De quebra, acrescente a esta receita satânica duas ou três doses caprichadas de pinga com limão e açúcar, para garantir que nada nem ninguém vão impedir de dar vazão ao falso sentimento íntimo de que ele é o melhor do mundo, que sabe tudo e os outros não sabem nada, que é o rei da estrada e o restante não passa de insignificantes bolas murchas!

Não concordam comigo? Então passem a prestar mais atenção ao pedestre que atravessa a rua com aqueles fones socados nos ouvidos que lembram micróbios perdidos fora do habitat natural. E também ao motorista que dirige e fala ao celular ao mesmo tempo... pobre coitado infeliz, ainda não se deu conta de que é alegoria de destaque daquele grupo de pessoas (?) que quando mascam chiclete param de andar, e quando andam não conseguem mascar.

Também têm culpa pelas 100 mortes que acontecem diariamente no trânsito do país quem forneceu a carteira de habilitação a esta legião de mortos-vivos que perambulam pelas ruas e estradas Brasil afora. Todos sabem, claro, que a triste realidade existe graças à corrupção que come solta desde a auto-escola e o escritório do despachante aos corredores das Ciretrans e Detrans. A verdade, caros leitores, é que a farra é geral e assim vai continuar, não importa quantos serão os mortos do próximo carnaval. Infelizmente!

(*) Percy Faro (percyfaro@gmail.com) é jornalista profissional há 38 anos. Especializou-se no setor automotivo há 23 anos, período em que atuou em diversos veículos do segmento específico, entre eles as revistas 4x4, Moto, Oficina Mecânica, O Mecânico e Jornauto. Integrou a equipe que fundou a Revista Carro e foi produtor e apresentador do Programa Carro, da TV Gazeta - SP, e editor do Jornal Veículos, do Diário do Grande ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário