terça-feira, 29 de março de 2011

Diário mineiro "Hoje em Dia" repercute artigo sobre o Japão

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/colunas-artigos-e-blogs/diarios/negocios-s-a-1.11090/comil-expande-para-o-sudeste-e-minas-n-o-sabe-1.258079


O Colunista Nairo Almeri repercutiu, domingo (27 de março), texto publicado na Plurale em site.



Os números de uma Nação

A tragédia no Japão comove, inspira discursos, planos em telejornais especiais. No artigo "O fator cultural no Japão e o exemplo de Nação", para o site "Plurale" - da "Plurale em Revista" -, que bem serviria como prefácio para definição de sentimento de cidadania, o jornalista Nelson Tucci presta outro serviço. Abre a discussão ao comportamento da mídia diante do acidente natural e suas consequência (em desdobramento ainda) no país asiático.

O jornalista põe o bode nas salas dos economistas, dos governantes e das redações de jornais, rádio e TVs que têm o fascínio cego por números - quase um caso de amor. Diante da fartura diária de estatísticas do desastre e sofrimento dos japoneses oferecidas todos os dias - superadas a cada segundo -, Tucci propõe uma reflexão não menos importante que dar conhecimento à opinião pública dos fatos:
"Se a gente ficar buscando novos números, eles aparecerão em profusão. Mas tudo isso quer dizer exatamente o quê? A serventia dos números vai da interpretação que se dá a eles. É preciso processá-los e conferir-lhes utilidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário